Concrete Logo
Hamburger button

A Concrete no QCon SP 2011 – parte 1

  • Blog
  • 19 de Setembro de 2011
Share

[fblike]

 

Muito bom poder ajudar um evento feito por devs para devs. E foi assim o QCon SP 2011 organizado pela Caelum e pelo Infoq Brasil. É provavelmente o maior evento no Brasil para arquitetos e desenvolvedores.

Este ano nós da Concrete Solutions tivemos o prazer e a oportunidade de apoiar, de ajudar a promover, de mandar um monte de gente para assistir e alguns para palestrar. Nosso testemunho é que se repetiu nesta segunda edição, o sucesso do ano passado.

Vejam parte da turma da Concrete Solutions que compareceu ao QConSP 2011:

Em pé da esq. para a dir. Fagner Moura, Victor Lima, Fred Belisário, Fernando de la Riva, João Felipe Santoro e Luca Bastos. Agachados: Renato Elias, Bruno Pereira, Washington Botelho e Bruno Oliveira

Pudemos fazer várias atividades para apoiar. Uma delas foi comemorar no QConSP 2011, o tanto que conseguimos fazer este ano em termos de ajuda as comunidades de desenvolvedores, fato aliás já contado aqui. E a comemoração, que sorteou um Kindle com capa e luminária, bombou no Twitter e ajudou bastante a promover a hashtag #qconsp.

O sorteio em 12/09/2011 apontou o twitter do Felipe Guimarães, desenvolvedor do Buscapé. A entrega foi na nossa sede de São Paulo. Vejam a foto da entrega:

Luca Bastos e Felipe Guimarães

 

Além da promoção do evento, nossos colegas apresentaram 2 palestras e 3 lightning talks.

Fernando de la Riva apresentou palestra sobre Lean Startup. Foi uma apresentação aprimorada em relação àquela mostrada no TDC 2011. O Fernando realmente é umas das pessoas no Brasil que mais conhece este tema tanto na teoria quanto na prática. Os slides podem ser vistos em https://www.slideshare.net/fernandodelariva/qcon2011leanstartupdelariva

Bruno Pereira e Luca Bastos enfrentaram a polêmica de não ser possível fazer transações que possam ser ditas como usando REST e apresentaram uma solução para transações distribuídas usando REST que não violam nenhuma das restrições do estilo de arquitetura REST. Mostraremos o vídeo e os slides desta apresentação na parte 2 deste nosso resumo sobre nossa participação no QCon SP 2011.

Washington Botelho falou em um lightning talk sobre controle de permissões com o VRaptor. No nosso primeiro projeto com VRaptor, já usamos estes conceitos do Washington Botelho a partir de estudo do excelente blog dele. Os slides estão em https://www.slideshare.net/wbotelhos/controle-de-permisso-com-vraptor-qcon-sp-2011-lt

Fagner Moura falou de membase no seu lightning talk. Aliás a Concrete tem gente muito boa nesta área de infraestrutura. Os slides estão em https://www.slideshare.net/seufagner/lightning-talk-membase

 

Luca Bastos apresentou um lightning talk mais a título de brincadeira. Tal como se seguisse os príncipios de Lean Startup, mostrou um produto mínimo viável para seres humanos. Falou de valores que acredita, tal como paixão pelo que faz e no encerramento, para enfatizar seu lado humano e falível, declamou trechos do poema em linha reta de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa). Foi dedicado especialmente para seus amigos no Twitter, que 2 ou 3 vezes ao dia tuitam sobre seus #wins #epicwins e outras gabolices.

Talvez um dia o filme desta apresentação seja mostrado para gente que não se importe em ouvir bobagens entremeadas de alguns palavrões.

Os slides não dizem muito mas contém um vídeo que vale a pena com o Osmar Prado. Eles podem ser vistos de forma correta caso sejam baixados em https://www.slideshare.net/lucabastos/lightning-talk-luca-bastos-no-qcon-sp-2011

 

No final de sábado rolou uma comemoração/hora extra em um bar perto da Paulista e muita gente foi para lá. É claro que a Concrete não podia ficar de fora. Vejam um filminho que foi feito lá:

É isso aí. Na segunda parte mostraremos que é possível fazer transações distribuídas respeitando o estilo de arquitetura REST (e que isto não é um oximoro).