Concrete Logo
Hamburger button

nosqlbrasil dia 1

  • Blog
  • 25 de Outubro de 2011
Share

[fblike]

 

Parabéns ao Porcelli pela coragem de fazer o no:sql(br)/v2. Como dissemos na entrevista que fizemos com ele, gostaríamos de ter apoiado mais efetivamente. De certa forma nos consola ter ajudado na promoção e agora vamos ajudar na repercussão. Realmente queremos ver a utopia deste evento se repetindo no ano que vem.

Nós na Concrete, temos motivos e casos de sucesso para nos incluir entre os pioneiros no uso efetivo de soluções em cloud. É natural nosso interesse na discussão de alternativas para armazenamento de dados que permitam escalar além dos limites das bases de dados tradicionais. Ou que atendam de forma mais eficiente alguns casos específicos. Este é um dos motivos porque aqui em SP apoiamos e realizamos as reuniões do grupo de estudos NoSQL Summer.

 

Quatro devs da Concrete SP foram ao no:sql(br)/v2. Este post será mais ou menos uma resenha mas apenas com opiniões do Luca Bastos. Provavelmente não coincide exatamente com as opiniões dos demais que lá estiveram e muito menos representa algum tipo de opinião da empresa.

 

Duas constatações:

1) Crescimento do evento.

Desta vez tivemos mais de 200 pessoas. De novo com gente de várias áreas e adeptos de diferentes fornecedores de tecnologia.

2) Crescimento da adoção de NoSQL.

No ano passado a platéia mostrou muito interesse, mas poucos já tinham usado. Este ano ficou claro o crescimento. Já sabia que o MongoDB e o Redis são muito usados mas me surpreendi na apresentação do Cassandra quando soube de várias empresas usando e mais gente experimentando.

 

Grade das palestras

 

Bem, vamos a um resumo sem muito compromisso começando pela 6a feira dia 21 neste post e com o segundo dia no sábado dia 22 de outubro no próximo.

Palestras:

L’esprit de l’escalier com Gleicon Moraes e John D. Rowell

Só assisti o trecho final. Pelos slides pareceu interessante pelo menos a polêmica do slide abaixo:

 

– Modelling with Graphs com Alistair Jones
(não encontrei link para os slides mas uma apresentação bem semelhante pode ser vista em Neo4J User Group: Modelling with Graphs)

Falou de modelagem de bancos de dados baseados em grafos. Sobre o porquê de escolher um destes como está no slide da foto abaixo:

Uma frase ficou na minha cabeça: “Relationships should be the primary mean to access nodes”

 

OpenShift: NoSQL “a la carte” num PaaS 100% Open Source com Edgar Silva

Uma palestra que me surpreendeu. Não pelo Edgar que sei ser ótimo palestrante. Mas pelo assunto que acabou sendo interessante principalmente pela demo ao vivo.

 

Data Fabric: performance e escalabilidade em grid com Frederico Melo

Não assisti e tampouco consegui saber do link para os slides. Assim que souber atualizarei aqui.

 

– Prevayler – Você Ainda Usa Banco de Dados? com Klaus Wuestefeld

O Klaus é um excelente palestrante, quase um show man. Quanto ao Prevayler… estou curioso para saber quantos estão usando.

 

– Apache Cassandra e Brisk com Benjamin Coverston

Muito simpático o fato dele ter feito a apresentação em português. Talvez tivesse mais conteúdo se fosse em inglês, sua língua nativa. Ele falou também das melhorias da nova versão 1.0 mas o melhor foi me surpreender com tanta gente usando. No final lembrou que o Cassandra pode se integrar com Hadoop e é muito bom para OLTP:

 

Lightning talks:

Modelos ricos: outro motivo para usar NoSQL com Luciano Ramalho

Vale ver os slides. É sempre um prazer assistir o Luciano.

 

Real-time web analytics com MongoDB com Victor Augusto de Campos

Boa palestra do amigo (ver entrevista nos trilhos urbanos) do nosso colega e amigo Renato Elias… que no final pediu ao palestrante para fazer ao vivo testes de carga com ab… muy amigo

 

Benchmark LucidDB x MySQL em aplicações de BI com Fernando Masanori Ashikaga

Gostei, valeu ter ficado até o final. Não sabia nada deste LucidDB.

 

Me apressei em fazer esta resenha antes que o assunto esfrie. Já já vem outro evento grande em São Paulo.

Como disse o mesmo Mário Quintana que citei lá em cima

Então aguardem que logo, logo, ainda antes da chuva, virá a segunda parte contando sobre o segundo dia, mais links para os slides, fotos e 3 vídeos.