Concrete Logo
Hamburger button

Testinho número 3

  • Blog
  • 21 de Dezembro de 2011
Share

[fblike]
Ao contrário do prometido, não vou comentar agora o resultado do testinho 2. Ele mereçará um post só para isto. Escolhi este tema porque a necessidade de recomendação já aparece nos backlogs de muitos sites de compras. Atualmente é viável usar conceitos de aprendizado de máquina (machine learning) para fazer estudos analíticos sobre big data. Por fim, business intelligence e big data foram citados ontem no blog do James Kobielus do Forrester dentre do que não escaparemos em 2012. Então com certeza será oportuno ter aqui outros testinhos envolvendo esta área de conhecimento. Preparem-se!

Aí vai um outro teste rápido e fácil que pode aparecer em alguma entrevista de emprego. De novo teste de lógica.

Você trabalha em uma fábrica de notebooks super caros e acaba de fechar e lacrar 9 caixas. Aí percebe que uma fonte ficou de fora.

Sabe que terá que pagar no caso de algum dano como por exemplo alguma embalagem danificada. Precisa descobrir qual caixa contém o produto incompleto sem ficar abrindo e rasgando embalagens prontas a toa.

Então lembra que no seu departamento pode ser usada uma balança daquelas antigas com 2 pratos do mesmo tipo da figura abaixo:

 

Só que a tal balança tem um contador e desconta automaticamente cada pesagem do seu salário.

Pergunta deste problema:

Qual é o número mínimo de pesagens que permite descobrir em qual das 9 caixas está o notebook sem fonte danificando o mínimo de embalagens. Diga o número de pesagens e quantas embalagens terá que abrir. Justifique.