Concrete Logo
Hamburger button

Guia do fundador de startups parte I

  • Blog
  • 21 de Março de 2012
Share

[fblike]

 

Livros, blogs e personalidades que os empreendedores devem conhecer

Baseado no artigo publicado originalmente na Exame.com

 

Este post é uma homenagem a Steve Blank e nenhuma homenagem é tão genuina como o Plagio. Seu livro mais recente, do qual peguei o título emprestado, ainda está no correio mas deve ser uma obra prima da pessoa que criou de fato o movimento de lean startup, posteriormente recriado de direito por Eric Ries.

Se antes de montar uma empresa, você tem que montar uma personalidade empreendedora, um ótimo jeito de começar é saber onde procurar conhecimento. Este conhecimento pode com alguma liberdade ser agrupado em três silos de conhecimento: os evangelistas, os investidores e os executores.

 

Os evangelistas:

Não vou me ater a livros mas de fato o tripé de negócio que sustenta o “silicon valey way” é formado de três autores:

Gosto muito dos livros:

e de alguns outros menos densos como:

No cenário de blogs, os três de maior audiência segundo Tech Entrepreneur Blog Directory/Rankings (2011) são: 

mas eu gosto mesmo dos blogs:

 

Os investidores:

São as células T do nosso ecosistema, com sua habilidade cirúrgica de cortar o bullshit na sua raiz. A única coisa que mantém todo o sistema saudável no longo prazo é o imperativo do lucro e do retorno. Investidores não escrevem, é uma verdade empírica. Mas falam (como falam) e algumas vezes blogam.

Corro o risco de ser injusto com minha lista parcial:

Você pode formar a sua própria lista a partir deste infográfico The Most Respected Venture Capitalists.

 

Os executores:

Fundadores são artistas (como diz o Ash Maurya em post que será brevemente traduzido no blog do bizagility) mas presas fáceis sem um bom technical co-founder e um time. Tenho que passar pelo óbvio:

Mas é importante trazer novas referências. Em nenhuma ordem particular eu trago:

e no Brasil recente:

Por último e não menos importante, o papel de Stanford e da CIA/NSA/DoD na história secreta da criação do vale do silício nesta apresentação do Steve Blank (longa mas vale a pena):
The Secret History of Silicon Valley: How Stanford & the CIA/NSA Built the Valley We Know Today.

 

Deglutir esta informação toda não é uma receita de sucesso. É mais um encurtador de caminho de aprendizado. É um artificializador da experiência necessária porém não suficiente para você se tornar um emprendedor. Em paralelo não dá para fugir do falhe barato, falhe rápido e falhe em silêncio até que você através de aprendizado e experimentação prática, ache o seu modelo de negócio.

 

Não posso deixar a escapar a oportunidade de lembrar que o Ash Maurya virá ao Brasil lançar a segunda edição do Running Lean. Você pode ter ele autografado participando do workshop (imperdível) de um dia inteiro com a mão na massa no BizAgility. Ver Workshop de 1 dia com Ash Maurya (um no Rio e outro em SP).

Se você formar um grupo de 5 pessoas, entre em contato (email para contato@bizagility.com.br) porque é possível estudar um desconto. Tudo para propiciar network e compartilhar conhecimento tal como explicado neste blog em BizAgility e em Startups e network