Concrete Logo
Hamburger button

Testinho 6 – Google AdWords

  • Blog
  • 13 de Abril de 2012
Share

[fblike]

 

Este será um teste bem facinho sobre um assunto que mesmo quem não usa, precisa entender como funciona porque pode ser que venha usar um dia.

Qual assunto? Google AdWords

Ora, você vai dizer, pouca gente ganha com isso (fora o Google). Mas você há de convir que também pouca gente já parou para ver kidiabéisso. Fica todo mundo na base da Maria vai com as outras só porque um amigo teve pouco retorno.

 

O que vem a ser este tal de GoogleAdWords?

Antes de dizer aí vão uns números só para você entender a importância da coisa:

    – Market share do Google nos States                                    = 67.55%
    – Segundo Google 2010 annual report – resultado total   = $ 29,321 mi
    – Desse total, anúncios do AdWords                                      = 96%

Bem, você já sabe que são importantes. Além de alavancar seu site/sonho de dominação mundial, usar o AdWords melhora o entendimento das suas próprias métricas e ajuda também na percepção do que seus concorrentes estão fazendo.

 

Os AdWords na verdade são anúncios que não parecem ser anúncios. São mostrados quando alguém busca alguma coisa no Google.

Ou quando alguém vê uma página que mostra AdWords como por exemplo no Gmail de acordo com o conteúdo do email ou uma página de um jornal de finanças de acordo com o texto da notícia.

Ou ainda nos mais de 1 milhão de sites da rede Google Display Network que é composta por aqueles sites que optaram por participar do programa AdSense (sites que recebem um percentual de lucro quando usuários clicam nos anúncios AdWords).

Os anunciantes pagam quando quem fez a busca clica em um anúncio do AdWords. Isto explica porque se diz que anunciar no AdWords segue o modelo pay-per-click (PPC) ou cost-per-click (CPC).

Os anunciantes no AdWords competem às cegas (com lances dados previamente ao criar uma campanha) em um leilão instantâneo. O prêmio é a localização do anúncio. Quem deu mais tem seu anúncio em posição de mais destaque na busca (independente dos esforços que fez usando melhores técnicas de SEO).

Quando alguém faz uma busca, o sistema de leilão do AdWords determina quais anúncios mostrar de acordo com as keywords selecionadas pelos anunciantes.

 

Estrutura de uma conta no AdWords

Quem quer anunciar desta forma cria campanhas. Antes precisa de uma conta para a campanha. Cada conta tem uma estrutura mais ou menos como da figura abaixo:

 
Repare que as keywords entram nos AdGroups.

Ao criar a campanha há etapas para se colocar os lances ou ofertas (bids), o total do orçamento previsto (budget) e ainda escolher o modelo de bids e budgets diários. Há vários modelos possíveis.

Um modelo aconselhado para novos anunciantes é “Focus on clicks—use maximum CPC bids” com a opção “Manual bidding for clicks” e um budget diário limitado. Esta dica e outras explicações deste texto, vieram do livro que estou estudando: Google AdWords da Anastasia Holdren (preside uma empresa que provê treinamento e consultoria sobre o AdWords. É uma das duas pessoas autorizadas a liderar seminários AdWords).

O budget mínimo de uma campanha é de $1. Quanto maior o budget, mais oportunidades de aparecer durante o dia terão as keywords dentro do AdGroup associado. Pequenos budgets não são penalizados pelo AdWords, apenas competem em menos leilões durante o dia.

Bem, chega de explicações porque ainda tem mais coisa e a resposta deste testinho é quase intuitiva. Mas tomara force você a tentar estudar o resto e entender mais um pouco.

 

Enunciado do Testinho 6

Digamos que você queira promover um site que venda artigos de esportes.

Aí você cria uma campanha chamada “MeuSitedeEsportes” e cria um AdGroup para cada esporte que sua loja vende produtos. Então cria os seis seguintes AdGroups:

    – corrida
    – futebol
    – volei
    – natação
    – ciclismo
    – basquete

Para cada AdGroup você inclui tantas Keywords quantas acha pertinente a cada esporte.

É claro evitando erros do tipo keywords duplicadas, keywords similares que competem entre si pela oportunidade de participar de um leilão do AdWords (sem keywords negativas para filtrar) e keywords excessivamente populares que gastam logo todo o budget diário

Não há um jeito universal com 100% de certeza de definir qual é o modo correto de organizar a estrutura de uma conta. Aliás nem é fácil chegar no melhor jeito de usar o AdWords. Aconselho ler um livro como estou lendo e estudar bem a documentação antes de pagar para experimentar.

O que é sabido é que precisa cuidado ao criar a estrutura da conta.

Intuitivamente acho que a estrutura acima poderia ser muito melhor. Mesmo antes de saber quais keywords poderão ser escolhidas, tenho quase certeza de que quando alguém procurar no Google uma bermuda para ciclismo, todo o dinheiro gasto no AdWords não servirá para quase nada (mesmo que você faça um “bid” bem alto).

 

A pergunta do testinho é:

Sem pensar em bids e budgets nem tampouco sobre qual tipo de produto rende mais, diga em linhas gerais como você esboçaria a estrutura da conta nesta campanha de modo que sua loja sempre aparecesse com destaque nas buscas e com links diretos aos produtos que vende?

Dê um exemplo.

 

Para mim a resposta é intuitiva mas posso estar errado, e para você?