Concrete Logo
Hamburger button

Tá Safo Conf 2012

  • Blog
  • 14 de Junho de 2012
Share

tasafoconf2012
A Conferência do Ta Safo 2012 em Belém foi mais um evento que a Concrete Solutions teve o orgulho de apoiar. Este ano foi a comemoração dos 5 anos da comunidade de entusiastas de TI mais ativa e que mais cresce na região norte do país.
 

Mercado Ver-o-Peso em Belém
 

O evento aconteceu nos dias 09 e 10 de junho, no Centro Universitário do Pará – CESUPA e contou com a presença de inúmeros palestrantes de renome nacional. O público lotou o auditório para prestigiar o evento, mesmo em um fim de semana precedido de um feriarão (Corpus Christi).

Além das palestras de altíssimo nível, o evento também ofereceu espaços para Coding Dojo, Hora do Desapego (doação e troca de livros) e workshops. O expectador ainda pode contar com restaurante no próprio local do evento, podendo almoçar uma boa comida e não perder nenhum detalhe do evento. Tudo muito bem organizado e com vários feedbacks positivos, tanto de espectadores quanto dos palestrantes.

 

Ciclo de Desenvolvimento Ágil

Apresentei a palestra “Ciclo de Desenvolvimento Ágil – Uma abordagem para entrega de valor”. O intuito foi promover uma visão diferenciada em relação à cultura local e expor ao público presente que o desenvolvimento ágil de software é uma questão de práticas simples e independentes de processos. Pude discutir e demonstrar um pouco do uso de práticas de desenvolvimento já muito utilizadas na Concrete:

    – teste automatizado,
    – integração contínua,
    – deployment contínuo,
    – métricas de software, etc.

Falei da importância de automatizar os testes de software, mostrei o uso do Jenkins como plataforma de integração contínua de código e ferramenta de inspeção e do uso de métricas como cobertura de testes, complexidade ciclomática, entre outros.

 
Alexandre Cardoso palestrando

 

Os slides estão disponíveis no Slideshare:

A receptividade em relação ao tema foi muito boa. Muitos me abordaram para expor seus cenários, pedindo opiniões sobre qual seria a forma ideal de iniciar uma transição para o modelo ágil de desenvolvimento.

O bom network propiciado pelo evento foi também uma ótima oportunidade de conversar com representantes de empresas locais, permitindo divulgar a cultura de trabalho da Concrete, o que despertou o desejo em manter diálogos mais estreitos e, quem sabe, chegar a oportunidades de negócio.