Concrete Logo
Hamburger button

Arduino Experiments Parte 1 – Pomodoro

  • Blog
  • 5 de Julho de 2012
Share

Comprei um kit do Arduino, mais especificamente um Arduino Uno, depois de ver algumas coisas que o Filipe Mondaini havia feito. E também porque estava com vontade de começar a produzir coisas tangíveis fora do mundo virtual, ou seja, fazer coisas que realmente existam e sejam palpáveis.

Alguns dias depois de encomendar o kit pelo Laboratório de Garagem, ele chegou lá em casa. O setup é bem simples, basta seguir alguns tutoriais na internet que você consegue começar a brincar. Algum conhecimento de eletrica/eletrônica ajuda e pode evitar alguns curto-circuitos.

Passada a investigação inicial, comecei a planejar um hello world. Brinquei um pouco com LEDs mas logo a coisa fica meio monótona.

Um bom desafio, e algo que tem se mostrado um “hello world” bem eficaz, seria implementar um Pomodoro no Arduino. Algo simples que mostre a contagem de minutos em um LCD. Mais alguns botões com as funcionalidades de “pausar” e “reset”, além de uma “buzina” improvisada no termino dos 45 minutos para avisar que o tempo esgotou.

O resultado está no video abaixo e no codigo do github.

 
O vídeo do youtube está com som meio baixo mas dá para ver:

 

A buzina dispara um som em 440hz, ou seja, é o Lá na escala musical.

Isso abriu a minha cabeça para uma outra possibilidade que poderia implementar com o Arduino.

Mas isso fica para o próximo post.