Concrete Logo
Hamburger button

Arduino Experiments – Parte 2

  • Blog
  • 6 de Julho de 2012
Share

 

Disclaimer: Esse post agride aos ouvidos!!!

 

No post anterior com o Pomodoro, mostrei um simples experimento com o Arduino. No final comentei que havia descoberto a possibilidade tocar frequências de sons. Isso me estimulou a implementar o próximo experimento.
 

Se era possível tocar um som a uma determinada frequência, nada impede tocar as frequências das notas musicais ( Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó – C, D, E, F, G, A, B ).

Caso consiga padronizar uma forma de input simulando teclas, poderia fazer musicas? Talvez!

Uma rápida pesquisa mostrou que o Arduino já é bastante usado com essa finalidade e de maneiras bem mais sofisticadas do que a minha, mas de qualquer jeito lá fui eu.

Comecei com um setup simples de 7 botões. Cada um correspondendo a uma nota musica da escala maior de C (Dó). Então para cada botão apertado sairiam ( na ordem ) as seguintes notas: C, D, E, F, G, A, B. O setup é bem simples de montar e o código que utilizei está no github.

Github:

 
Video no youtube: ( Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si )

 

Feito isso, decidi mostrar para algumas pessoas e a coisa ficou meio “Kraftwerk sem nenhum talento”. Então nada mais justo do que fazer um hello world do mundo musical no meu instrumentinho.

Tentei então tocar “Cai Cai Balão”. Aproveitem a letra lá em cima e cantem junto.

Video no youtube:

 

A brincadeira começou a ficar boa. Depois de algumas cervejas, treinos e inspirado nas festas de São João, mudei as notas para a escala de Ré Dórico ( Ré, Mi, F, G, A, B, Dó ). Tentei tocar Asa Branca de Luiz Gonzaga. Ficou meio ruim, mas pelo menos deu pra provar que servia para alguma coisa.

Video no youtube:

 

Mais algumas cervejas e sairia a quinta de Bethoven mas isto deixo para vocês tentarem.

 

Seguem links para dois livros interessantes sobre o Arduino:

 

Abraços e boa diversão!