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Nova estratégia de instrumentação da presença web da Concrete, lições aprendidas

  • Blog
  • 9 de Agosto de 2012
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Introdução

Recentemente colocamos em produção 5 novos sites na Concrete Solutions. A Home da empresa e 4 landing pages dentro de um plano mais amplo de marketing baseado em conteúdo. Estas páginas reforçam um trabalho antes feito somente no Blog da empresa.

O plano de jogo

O primeiro passo foi decompor o posicionamento da CS de especialista em desenvolvimento de negócios em pilares ou práticas. Consideramos que o Lego necessário para produzir produtos digitais, empresas e novos modelos de negócio em tecnologia passa por ser capaz de fazer bem WEB, Mobile, Middleware e Cloud. Cada um destes pilares é afetado por uma quinta dimensão que é Lean Innovation, ou seja uma generalização do uso de Lean Startup para empresas de qualquer fase de vida.

A pagina principal da Concrete Solutions é um agregador de tráfego, um canal para falar de clientes, para clientes, e direcionar o tráfego para as práticas específicas, cada uma com sua landing page, e para o Blog. Ou seja:

Landing Page: https://www.concretesolutions.com.br

  1. – AWS: https://aws.concretesolutions.com.br
  2. – WEB: https://web.concretesolutions.com.br
  3. – Mobile: https://mobile.concretesolutions.com.br
  4. – Middleware: https://middleware.concretesolutions.com.br
  5. – Blog: https://blog.concretesolutions.com.br


Ferramentas utilizadas e estratégia de medição

a) Conteúdo

Sendo consistente com o método de trabalho, a base é a simplicidade e o investimento na evolução dos sistemas baseando-se nas métricas. Ou seja, fazer o mínimo para começar a aprender.

Para o www e para o blog da concrete utilizamos a plataforma WordPress com NGINX e MYSQL. As landing pages foram feitas individualmente utilizando Unbounce.

Em todos os casos a quantidade de customizações foi e têm sido pequena.

b) Mail

Tanto as LPs (landing pages) quanto a Home têm integração dos opt-in de email com o Mail Chimp.

c) Apresentações e Video

Mantivemos o slideshare da concrete e criamos um canal de vídeo no youtube para concentrar principalmente o conteúdo técnico criado via Hangout on air.

d) Medição

Mesmo tendo usado com sucesso Kissmetrics no passado, voltamos a usar para análise e para os funis o Google Analytics e mantivemos o Crazyegg.



O processo de trabalho

Utilizamos um Kanban organizando as tarefas por tipo de conteúdo e pelas práticas da empresa. Fizemos um pré jogo em que organizamos o que já tínhamos de produção de conteúdo num cenário “as is”. O board em si foi feito numa planilha com os itens de backlog. A priorização inicialmente foi feita através de volume de faturamento por prática, depois das rodadas de trabalho iniciais surgiram novas hipóteses de negócio.

Além das filas, o trabalho foi organizado em slots de uma semana com uma reunião de análise do resultado daquela iteração e um novo plano era feito. Além do Google docs, utilizamos o G+ hangouts.

Time

o Time de Customer Development foi formado pela equipe comercial. O time de desenvolvimento de produto foi formado por um designer/programador cliente (desempenhado por mais de uma pessoa), um DevOps em tempo parcial e um coder php em tempo parcial. No caso do Unbounce, o processo de comunicação entre os times (produto e cliente) foi facilitado pelo aspecto DIY (faça você mesmo) onde houve varias iterações de refinamento feitas pelo time produto de conceitos feitos inicialmente pelo time comercial.

Proximos passos

Geração das iniciativas de inbound marketing para geração de tráfego com uso de Linkedin Ads e Google adwords Ads e criação de uma versão responsiva do site. Adicionalmente finalizada a tradução do site será feita a otimização via pagespeed para algo próximo de 90.