Concrete Logo
Hamburger button

Implementando CloudFront no WordPress

  • Blog
  • 24 de Setembro de 2012
Share

Para aumentar a performance de um site ou de um blog feito em WordPress, com um número relativamente alto de acessos, indicamos que seja utlizado o serviço Amazon CloudFront.

Introdução

O Amazon CloudFront é um CDN, um content distribution network.

Trata-se de um sistema de computadores interligados em rede via Internet, que possui locações ou pontos de presença em vértices da rede (edge locations) espalhados pelo mundo. Cada ponto de presença pode guardar seus arquivos permitindo que o sistema coopere de modo transparente para fornecer conteúdo o mais próximo possível do usuário e assim diminuir a carga do seu servidor.

É particularmente adequado para grandes conteúdos de mídia.

O Amazon S3 é um serviço regional tal como EC2 e RDS, já o Amazon CloudFront é um serviço global. O Amazon S3 trabalha com buckets e o Amazon CloudFront trabalha com distribuições. Uma distribuição Amazon CloudFront expõe o conteúdo de um bucket Amazon S3 (um bucket pode ser exposto por múltiplas distribuições S3/CloudFront).

O Amazon CloudFront pode servir contéudo para download e streaming, contanto que o conteúdo permita streaming. E pode também pode ser usado para distribuir todo seu website, incluindo conteúdos dinâmicos.

As solicitações de seus conteúdos são direcionadas automaticamente para o ponto de presença mais próximo, para que o conteúdo seja distribuído com o melhor desempenho possível.

O Amazon CloudFront é otimizado para operar com outros Amazon Web Services, como Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), Amazon Elastic Load Balancing e Amazon Route 53.

O Amazon CloudFront também funciona perfeitamente com qualquer servidor de origem que não seja da AWS, que armazene as versões originais e definitivas de seus arquivos.

Como outros Amazon Web Services, não existem contratos nem gastos mensais para o uso do Amazon CloudFront – você paga apenas pela quantidade de conteúdo que realmente distribui através do serviço.

Ver https://aws.amazon.com/pt/cloudfront/

Para que o Amazon CloudFront seja configurado tal como descreve este texto, também deverá ser utilizado o serviço Amazon S3. Os custos desses serviços são relativamente baixos considerando o beneficio que trazem a um site ou a um blog com número relativamente alto de acessos.

 

Passo a passo para usar o Amazon CloudFront no WordPress

    Passo 0 – Pré requisitos:

      1° – Seu WordPress já está instalado e você possui acesso ao “/wp-admin”

      2° – Você já possui um login de acesso ao painel Amazon AWS.

     

    1 – Em sua conta Amazon AWS

      1° – Crie um bucket Amazon S3 com o nome de sua escolha;

      2° – Vá a área de Amazon CloudFront, crie uma distribuição com modelo download e aponte para o seu bucket Amazon S3 criado no passo anterior.

      3° – Vá em seus dados de acesso e obtenha sua access key e secret access key, anote esses dados pois serão utilizados em passos adiante.

     

    2 – Em seu WordPress

      1° – Vá na área de plugins e instale o W3 Total Cache

      2° – Ative o W3 Total Cache

      3° – O plugin depois de ativado irá aparecer a aba “Performance” no seu painel WordPress.

      4° – Entrando na opção performance vá em “general” e no grupo de “CDN” altere o CDN type para “CloudFront”.

      5° – Vá na aba “CDN”, na parte de “configuration” e insira as informações de acesso solicitadas, isto é, suas chaves access key e secret access key.

      6° – Veja que na aba “advanced” existem algumas opções para as extensões que serão ou não populadas no CloudFront.

 
Ao término desse procedimento verá que esta configuração relativamente simples trará benefícios consideravelmente altos em performance.