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Métricas para produtos digitais

  • Blog
  • 5 de Março de 2013
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Introdução

O produto digital tem duas faces principais: o produto em si, no qual você resolve por meio de um produto ou serviço um problema relevante para alguém; e o site (web ou mobile), no qual você apresenta seu produto e convence alguém a pagar por ele. Esta página é comumente chamada de “landing page”, e o produto é, no início, chamado de MVP ou “Produto Mínimo Viável”.

Todas as teorias e práticas recentes de startups de tecnologia falam em conseguir gerar ciclos rápidos de aprendizado nos quais você vai adaptando o seu negócio até conseguir o chamado ajuste entre produto e mercado (o que chamamos de “Product Market Fit”).

Uma peça chave e ignorada deste processo é a sua capacidade de colher métricas relevantes. Sem métricas, você está navegando a toda velocidade no escuro e, se tiver sucesso, será por sorte e ele não será repetível.

Estratégia de marketing digital

Uma estratégia de marketing digital tem na definição do pessoal da unbounce.com (que acho muito boa) oito pilares

  • Mídia Social
  • Email marketing
  • Geração de leads
  • SEO/SEM
  • Otimização da taxa de  conversão
  • Métricas
  • Marketing de conteúdo
  • Pay per click (PPC)

The noob guide to inbound marketing

Como o assunto é muito amplo, vamos focar em métricas e otimização de conversão, mas é importante entender que o uso de métricas deve estar dentro de um framework iterativo de melhoria continuada empírico e seguir uma estratégia geral de otimização tanto do produto quando das landing pages.

Métricas para negócios digitais, visão geral

Hoje, a grande referência no que tange às métricas para startups é a prática chamada de AARRR, criada por Dave Maclure, na sua apresentação “Métrics for Pirates”

investidor de risco de muito sucesso e principal responsável pela aceleradora 500 startups.

A sigla significa :

  • A – Aquisição
  • A – Ativação
  • R – Retenção
  • R – Recomendação
  • R – Receita
Métricas para negócios digitais

Métricas para negócios digitais

O que é a base para criação do chamado funil de conversão onde se mede a capacidade do modelo de negócio através da sua landing page e seu produto de converter e gerar valor de longo prazo.

Existem 4 tipos de métricas: qualitativas (ex: testes de usabilidade) , quantitativas (análise de tráfego e comportamento) , comparativas (teste A/B)  e competitivas (Acompanhamento da competição, $) .

Funil de conversão

Funil de conversão

Métricas para landing pages

O pessoal da ion interactive propõe um controle de cinco variáveis que devem ser medidas numa estratégia geral de otimização de landing page.

  • Bounce rate

Pessoas que entram na página mas saem sja pelo botão “back” ou digitando outra URL sem interagir com a página.

  • Exit Rate

Número de pessoas que saem da página ativamente mesmo tendo interagido com ela.

  • Click Trough rate

Relação entre total de usuários versos o número de clicks em um determinado elemento

  • Conversion Rate

Número de usuários que estão fazendo uma determinada ação sobre número total de usuários

  • Segversion Rate

Número de usuários que segmentam e depois convertem, segundo a empresa a prática é mais eficiente que a conversão direta, pois se trata de dar conteúdo e serviços segmentados ao usuário

Conversion

Métricas para modelos de negócios SaaS

Outra referencia muito importante é o “SaaS Metrics – A Guide to Measuring and Improving What Matters” do David Skok se o seu modelo de negócio é de serviços contínuos.

A equação simples é se o Custo de aquisição de cliente “CAC” for sensivelmente menor (3X) que o Valor total do cliente no ciclo de vida dele no produto você tem um modelo de negócios viável. O “drill down desta equação pode ser visto abaixo.

SaaS metrics

SaaS metrics

Ferramentas

De acordo com nossa experiência, as melhores ferramentas são os suspeitos usuais: Google Analytics e Kissmetrics (este último para mapear os chamados funis de conversão) e a Crazyegg, que mapeia onde as pessoas estão clicando mais (mapas de calor).  A informação de mapas de calor pode por exemplo ser importante para melhorar a conversão e definir como vai ser o design responsivo do seu produto (vide post brilhante do Neil Patel sobre o tema)

Caso o seu modelo de negócio seja multi canal surge a necessidade de adicionar algumas ferramentas para medir pro exemplo a evolução dos downloads nas appstores, para isto temos utilizado o MopApp, adicionalmente

No seu blog, Steve Blank criou uma lista exaustiva de ferramentas.

Mobile App Store Customer Analytics / Ad Platform

  • Google Analytics – for Mobile
  • AppAnnie – Apple/Google/Amazon app store analytics
  • Appfigures – mobile analytics and sales data
  • Mopapp – mobile analytics, sales data, rankings
  • Distimo – Apple/Google/Amazon app store analytics
  • Xylogics – search engine for Apple/Google/Amazon app store
  • Apptrace – app store intelligence
  • AskingPoint – mobile analytics with polling
  • Flurry – mobile app analytics and traffic acquisition
  • TestFlight – IOS analytics in beta testing on the fly
  • Apsalar – mobile apps analytics & ads
  • Count.ly – multiplatform mobile analytics
  • KeenIO – analytics as an API
  • Capptain – mobile analytics + push
  • TapStream – Marketing analytics for apps

Web/Social Customer Analytics Tools

  • Google Analytics – web analytics and optimizer from the borg
  • Kissmetrics– actionable analytics
  • GetClicky – real-time web analytics
  • Swix – analytics for social media and online
  • Leadlander – marketing automation analytics
  • Seomoz – SEO and social monitoring
  • Wordtracker – find the best keywords and links
  • Serpico – monitor your competition, backlinks & rankings
  • Chart.io – easy analytics for business data
  • Mixpanel– real-time event tracking
  • Mixpanel Analytics Tutorials
  • DigMyData – analytics dashboard for sales, email, social and ad marketing
  • Crazyegg– visualize analytics
  • Mint – site analytics
  • Visistat – web analytics measure marketing campaigns
  • Webtrends – analytics and segments
  • Chartbeat – website analytics for doers
  • Kontagent – user analytics for the social and mobile web
  • Forsee – web, mobile, social, contact center analytics
  • Woopra – real time customer and visitor analytics
  • Comscore – ad agency/enterprise analytics
  • StatsMix – track and display internal & web metrics
  • Keylines – amazing email visualization tool (Palantir for the rest of us)
  • Ducksboard – very cool way to measure any online metrics
  • Cyfe – monitor social media, analytics, marketing, sales, support
  • Mention – media and social monitoring
  • Geckoboard – widget-driven business dashboard
  • Grappster – dashboard for your cloud apps
  • Leftronic – dashboard for real-time analytics
  • PirateMetrics – track acquisition, activation, retention, referral, and revenue

Website Usability Testing/Heatmaps/Mouse Tracking

  • Usertesting – $39 live users testing your site – cheap
  • Userfy – live user testing of your site
  • Experimently – heat maps, A/B testing experiments
  • FiveSecondTest – fine-tune landing pages
  • TryMyUI- watch videos of users using your site
  • FeedbackArmy – $20 website usability testing
  • WhatUsersDo – UK live usability testing
  • Clicktale – watch live clicks and browsing, optimize usability
  • Usabilla – Micro usability tests
  • OptimalWorkshop – tool suite for remote user research
  • Clickheat – heat map of a website (where do users click)
  • Mouseflow – attention heatmaps, mouse tracking and video playback
  • Clixpy – tracks users clicks and browsing
  • Openhallway – lets you remotely record user test scenarios

Mobile Usability Testing/Heatmaps/Build Tools

  • HeatData – heatmaps for Mobile website
  • Heatma.ps – Heatmaps for IOS apps
  • Clutch.io – A/B testing for Mobile Apps
  • TestFlight – IOS beta testing on the fly
  • Elusivestars – mobile app testing for developers
  • Testin – cross platform automated app testing solutions
  • Pusher – hosted API for realtime mobile/web apps
  • Corona – mobile development platform
  • PerfectoMobile – mobile app testing
  • MobiReady – testing tool evaluates website mobile-readiness
  • GoMez – test your website for “mobile ready”
  • Rigor – test/monitor performance of mobile apps/websites
  • W3C Mobile OK – test your website for mobile
  • Google Page Speed – test your mobile speed

Conclusão

Ferramentas à parte, ainda existe muita escassez de conhecimento. Achar um bom profissional que entenda de métricas em web/mobile é muito difícil, o que por outro lado é uma boa oportunidade profissional a ser aproveitada se sua veia empreendedora não estiver tão pulsante.

Seu negócio depende não só de um produto matador, mas também de sua capacidade de atrair e converter eficientemente clientes. Sem uma plataforma de métricas sólida (pessoas, estratégia e ferramentas) o processo de “criar, medir e aprender” deixa de existir e empreender se torna uma aventura não só de risco, mas de sorte.