Concrete Logo
Hamburger button

A história secreta do Vale do Silício, ou o "vale de microondas" (Parte I)

  • Blog
  • 15 de Março de 2013
Share

Prefácio:

Este post está baseado largamente no trabalho de pesquisa feito por Steve Blank, que gerou um dos mais brilhantes vídeos do setor de tecnologia, de nome homônimo e complementado por  um humilde trabalho de pesquisa adicional.

Introdução

Ao contrário do que se pensa, o Vale do Silício como nós conhecemos não foi o resultado de uma sucessão do brilhantismo de Moore, Jobs, Andreessen e Zuckerberg  como expoentes de revoluções sucessivas relacionada  a criação do semi condutor, do computador pessoal e da internet como conhecemos.

A verdade inconveniente é que essa sequencia foi iniciada na segunda guerra mundial, no que chamaremos da primeira guerra eletrônica do mundo. Ela gerou a revolução tecnológica seminal do vale, que ao contrário do que acha o vernáculo geek, foi a de microondas.

O Vale foi primeiro uma forma de vencer o a capacidade de guerra eletrônica alemã (e depois russa) , antes de ser um centro de inovação privado.

O Sucesso do vale hoje é o resultado de uma combinação de investimento governamental sucedido pela iniciativa privada através do ciclo de capital de risco o que contraria a crença geral mas é uma verdade histórica.

Como um liberal por opção (que como a .INC taxou, leu Attlas Shrugged 10 vezes 🙂  ) acredito que a intervenção estatal no fomento de inovação funcionou por dois motivos, o esforço de guerra e a inteligente passagem do esforço de inovação para o capital privado de risco.

A História do Vale como conhecemos hoje.

Se perguntarmos a alguém que acompanha os últimos 20 anos do setor de tecnologia e perguntarmos sobre quem foram os grande ícones que deram a origem e consolidaram o Vale como o principal hub de inovação do mundo provavelmente teremos uma sequencia de

  1. Steve Jobs, Apple, Mac -> iProducts
  2. Bill Gates, MS -> PC
  3. Mark Andreessen, Nestcape, -> Browser
  4. Zuckerberg, Facebook, -> Redes sociais

Se você for uma pessoa realmente interessada no assunto e fizer um primeiro dever de casa vai chegar nesse novo cenário que leva em conta que sem a revolução dos semi condutores não existiriam as novas e teríamos algo como

  1. Gordon Moore, Intel (1968), chip 8086
  2.  Steve Jobs/Bill Gates, MS/Apple -> Personal Computers
  3. Mark Andreessen, Nestcape, -> Browser
  4. Zuckerberg, Facebook, -> Redes sociais

hist1blank

Veja o a apresentação original de @sgblank

A história do Vale do silício como realmente ocorreu

Se além de informado você for um real historiador você vai acabar chegando em três nomes um pouco mais obscuros para o geek ou empreendedor digital e a uma empresa antes de todas as mencionadas

  1. Vannevar Bush,  OSD
  2. Fred Temman, Stanford, Applied Electronics Lab
  3. William Shockley  , Shockley Semiconductor Laboratory, localizada perto de Stanford
  4. Lockheed Missile System
  5. Gordon Moore, Intel (1968), chip 8086
  6.  Steve Jobs/Bill Gates, MS/Apple -> Personal Computers
  7. Mark Andreessen, Nestcape, -> Browser
  8. Zuckerberg, Facebook, -> Redes sociais

e verá que antes de tudo ocorreu a revolução de Micro Ondas e principalmente o esforço de guerra eletrônica, seguida da entrega do processo de pesquisa e desenvolvimento para a iniciativa privada.

hist2blank

Vannevar Bush

Bush foi o primeiro que entendeu que a segunda guerra mundial seria a primeira guerra ganha ou perdida através de pesquisa científica avançada

“ Bush predicted that World War II would be the first war won or lost on the basis of advanced technology. In a major break from the past, Bush believed that scientists from academia could develop weapons faster and better if scientists were kept out of the military and instead worked  in civilian-run weapons labs”

Ele gerenciou a o Office of Scientific Resarch que depois se desmembrou no National Science Foundation nos anos 50.

Uma de suas criações mais visionárias continua sendo o Memex, um tataravô da idéia de computação por navegação via hiper texto, descrito em 1945. Ele envisionou um aparelho para comprimir e guardar todos seus livros, arquivos e comunicações de forma mecanizada de forma a prover nas suas palavras “enlarged intimate supplement to one’s memory” que inspirou num futuro não muito distante a WWW do jeito que conhecemos hoje.

memex2

A primeira guerra eletrônica

Quando os americanos entram na segunda guerra mundial em 1941, a Inglaterra estava lutando desde 1939 e os Russos estavam envolvidos numa ampla batalha tanto aérea quanto terrestre. A França capitulara.

A prioridade era destruir através da guerra aérea a capacidade produtiva alemã. Em 1943, 28.000 aviões continuamente travaram uma batalha que resultou em 40.000 bombardeiros e escoltas abatidos e 160.000 mortos. Muitos para a malha de radares e defesas anti aéreas controladas por radar da Alemanha

O sistema de defesa aérea alemão.

the Kammhuber Line

the Kammhuber Line

créditos 

Semana que vem vamos falar mais do que a segunda guerra tem a ver com o Facebook e de três entidades adicionais, que moldaram o Vale que conhecemos hoje.

Fred Terman “the rain maker”, William Shockley, Lockheed Missile Systems