Concrete Logo
Hamburger button

Evento: Usando a nuvem AWS para Backup e Disaster Recovery

  • Blog
  • 29 de Janeiro de 2014
Share

Falamos recentemente, neste post, sobre nossa estratégia de organizar eventos como uma das principais hipóteses de marketing para 2014. Quando pensamos nos temas que poderiam ser abordados, decidimos que deveríamos partir das quatro linhas de negócio da companhia: desenvolvimento web, mobile, cloud computing e middleware. Como já dito antes, começamos com mobile commerce e tivemos uma aceitação bastante interessante: de 25 participantes como meta, temos quase 60 pessoas confirmadas para o evento, que acontece amanhã (30/1).

Entretanto, a linha de negócios que mais cresce atualmente é a de nuvem, na qual temos a Amazon Web Services como grande parceira. Fazia sentido, então, dar uma atenção especial a esta unidade e organizar um evento voltado a cloud computing. Como é um tema, porém, bastante amplo, a próxima decisão que tivemos que tomar era qual especificidade, dentro de cloud computing, gera mais dúvidas e teria melhor aceitação. Neste ponto, ficou claro: ninguém melhor do que nossos próprios clientes para responder essa pergunta.

cloud1

 

Saímos a campo para conversar com um grupo de clientes e chegamos a três “dores” que mereceriam ser abordadas: elasticidade, backup e disaster recovery. Como a elasticidade já é uma questão antiga no debate sobre cloud computing e o material sobre o assunto é extenso, resolvemos focar nos dois pontos mais atuais e problemáticos: backup e disaster recovery. Basicamente, nosso gerente de infraestrutura, Rodolfo Dantas, vai explicar que a nuvem da AWS permite que em casos de desastre os recursos sejam rapidamente iniciados para garantir a estabilidade dos serviços, bem como a recuperação de backups previamente efetuados. Para isso, destacará os serviços AWS e os componentes que devem ser utilizados, bem como exemplos e recomendações para estes casos.

AWS

 

E para isso, Rodolfo tem gabarito: são mais de dez anos de experiência em infraestrutura, já ajudou a colocar mais de 30 clientes na nuvem desde 2009 e tem as certificações AWS – Certified Solutions Architect – Associate Level, MCITP – Microsoft Certified IT Professional: Enterprise Administrator, LPIC-3 – Senior Level Linux Professional e CCNA – Cisco Certified Network Associate. Para ajudar nos exemplos e nas descrições, participarão de uma mesa redonda ao fim da palestra João Coutinho, responsável pela segurança da informação no Banco Opportunity, e Eduardo Horai, gerente do time de arquitetura de soluções AWS no Brasil.

Serão duas edições do evento: uma no Rio de Janeiro, no dia 13 de fevereiro, das 9h às 11h, no Infnet (Rua São José, 90) e outra uma semana depois em São Paulo, no dia 20 de fevereiro, das 8h30 às 10h30, na Av. das Nações Unidas, 14171 – 15º andar. O evento é gratuito e as inscrições, que são limitadas, podem ser feitas nos links abaixo:

Rio de Janeiro: 

https://eventioz.com.br/e/usando-a-nuvem-da-aws-para-backup-e-disaster-recov/

São Paulo:

https://eventioz.com.br/e/sp-usando-a-nuvem-da-aws-para-backup-e-disaster-re

Lembrando que, em São Paulo, não teremos apresentação do case do Banco Opportunity, apenas uma conversa com o Eduardo Horai, da AWS. Tem outras dúvidas que gostaria que nós da Concrete abordássemos em algum evento? É só falar com a gente aqui embaixo, nos comentários.