Concrete Logo
Hamburger button

Como desenvolver app iOS com TDD, cobertura e Integração Contínua – Parte 3

  • Blog
  • 19 de Fevereiro de 2014
Share

Chegamos à terceira parte de uma série de quatro posts sobre desenvolvimento de app iOS com TDD e integração contínua. Se você perdeu as duas primeiras partes, clique neste link e depois continue aqui antes de começar este texto. Nesta penúltima parte da série, vamos configurar o Jenkinks como nosso servidor de integração contínua e colocar nosso projeto nele. Antes de tudo, clone o projeto e mude para o branch jenkins-ci.

Pré requisitos:

homebrew

rvm: não é necessário, mas como instalaremos algumas rubygems, eu gosto de instalar o rvm para não instalá-las no ruby do sistema.

– gem: gem install ocunit2junit

gcovr: usado para fazer a cobertura de testes do projeto. Após o download, execute os seguintes passos para configurá-lo no sistema:

sudo cp ./gcovr /usr/local/bin

sudo chown root:wheel /usr/local/bin/gcovr

sudo chmod 755 /usr/local/bin/gcovr

Seria um pouco repetitivo se eu adicionasse tela a tela aqui e fosse passando pela configuração. Portanto, fiz um vídeo que pode ser pausado/repetido quantas vezes forem necessárias. Acredito que é a maneira mais fácil de comunicar a intenção.

No próximo e último post da série, vamos falar sobre integração contínua e como configurar com o bots (servidor de integração contínua da Apple).

Ficou alguma dúvida? Parou em algum passo? É só deixar suas perguntas aqui nos comentários! =)