Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 links do mês – Março

  • Blog
  • 21 de Março de 2014
Share

Chegamos à terceira edição da lista com os links mais comentados no fórum interno da Concrete Solutions! Se você não viu as listas de Janeiro e Fevereiro, é só clicar aqui e aqui. Vamos ao ranking mais atualizado:

1) Como a Finlândia sobreviveu à Nokia (dica de Bruno Neves)

Matéria do site Dinheiro Vivo contando como a crise em uma empresa que chegou a valer 4% do PIB da Finlândia chegou na pior altura.

Daniel Lemos gostou!

 

2) Wolfram Language (dica de Thiago Lioy)

Vídeo da introdução à linguagem Wolfram que, de acordo com Thiago Lioy, é “scary as hell”.

Para Daniel Lemos, é “impressionante”!

 

3) Famous tech acquisitions (dica de Daniel Lemos)

Ranking da Brightside com as aquisições mais famosas, com custo por usuário.

Dhiana Deva também recomendou o link.

 

4) The WhatsApp Architeture (dica de Victor Nascimento)

Descrição do site High Scability sobre a arquitetura do app que o Facebook comprou por US$ 19 bilhões. Victor Nascimento indica e comenta: “Se eu tivesse um pouco mais de experiência em Erlang e um curso pronto, esse seria o momento perfeito hein?”

Olavo Castro também gostou do link.

 

5) Only 90’s Web Developers Remember This (dica de Daniel Lemos)

Lista no Blog do Zach Holman com coisas que só os desenvolvedores dos anos 90 lembram.

André Cardoso comentou: “Noooooooossa. Lá do fundo do baú. Faltou os gifs animados, de ‘Em Construção’, ou quando você queria fazer aquele site de homenagem a uma banda super pesada que você gostava (Guns’n’Roses pfffft) e colocava o clássico gif de sangue pingando. Toscaço”.

Dhiana Deva mandou um <3 para o autor do post.

Filipe Mondaini também gostou.

 

6) Which analytics tool to pick? (dica de Victor Lima)

Post de Andreas Klinger que, segundo o próprio Victor Lima, é um artigo muito bom tanto em profundidade sobre o assunto “métricas”, quanto em clareza de escrita.

Dhiana Deva recomenda!

 

7) Apple Carplay (dica de Victor Lima)

Novo produto da Apple focado em carros. Victor Lima destaca que algumas pessoas comentaram que a decisão de fazer um app no iphone para carro ao invés de levar o iOS para o carro foi inteligente, pois o tempo de “reciclagem” de um carro é muito maior do que o de um celular e os ciclos de atualização ficariam comprometidos de certa forma. Afinal, a maioria dos carros não são um Tesla 😉

Victor Nascimento pergunta: “Não seria mais fácil colocar um chip wifi no carro? Custa menos de 1U$ hoje em dia…” E comenta: “Eu acho que todo mundo está procurando agora a unificação das plataformas. Acho que foi um passo pra trás”.

João Felipe brinca: “Ahh o Tony Stark só queria um parceiro pra fazer um merchan com a marca dele :P” em referência a este infográfico.

Victor Lima defende: “Talvez o ponto seja: se já é difícil para a Motorola, Nokia, Microsoft (que são empresas de hardware e/ou software ) lidarem com qualidade de código e manter o ritmo de inovação constante, imagine a complexidade para lidar com software/hardware para carros em empresas de carros (que historicamente não são empresas de software per se)? Eu acho que foi um passo ‘soft’ para a disrupção nesse campo, melhor do que tentar emplacar um driverless car, talvez seja mais fácil primeiro garantir o seu lugar dentro dele e ir ‘building from there’. Esse artigo é muito bom sobre o impacto de continuous deployment e a relação com continuous disappointment dos clientes. Talvez se aplique nessa discussão”.

Victor Nascimento responde: “Realmente parece ter sido uma decisão pensando no timing do mercado. Mas acho que irá gerar descontentamento porque já iniciará uma base de usuários que não migrará para uma possível plataforma que atualiza. Lembra do fiasco do Windows Phone 7, depois 7.5 e agora 8? Gerou uma queimação geral da plataforma”.

Filipe Mondaini termina dizendo que vale lembrar que existe um protocolo padrão que os carros seguem pra informar dados sobre o veículo. As pontas não são tão soltas assim.

 

8) New code review metric (dica de Daniel Lemos)

Tweet de @davecheney para o qual a Dhiana Deva mandou um “HAHAHAHA”.

9) Hole in WhatsApp for Android Lets Hackers steal your conversations (dica de Victor Lima)

Matéria do Tech Crunch diz que problema no WhatsApp para Android faz com que hackers roubem suas conversas.

Rodrigo Deodoro destaca o trecho “This is an infrastructure issue for Android more than a gaping security flaw on the part of Whatsapp”, e diz: “ou seja, o Whatsapp tem um problema mas na verdade o problema é com o Android”.

João Felipe diz que isso é conspiração da Apple que está perdendo mercado pro Android 😛 😛

E acusa Victor Lima de ser vendido 😉

Victor Lima se defende: “Hahahahaha não confere, afinal de contas a Apple já tem muito menos mercado do que o Android, seja lá o que Android significa nesse contexto ;)” E para não dizerem que ele é vendido, ele indica este link.

10) Why companies are not startups (dica de Victor Lima)

Texto de Steve Blank que, de acordo com Victor Lima, é uma discussão madura sobre o modelo de “incubar inovação” em grandes empresas e os seus efeitos.

Dhiana Deva percebeu um engano de Steve Blank. O artigo tem um link para um HBR onde ele diz: ‘open source tools like Github, …’. Ela também ressalta uma frase do texto: ‘While it’s fashionable to build corporate incubators there’s little evidence that they deliver more than ‘Innovation Theater’’.

Alexandre Bairos e Daniel Lemos também gostaram do texto.

E você? Tem alguma dica a mais? Não concorda com algum link? Deixe seu comentário! =)