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O que rolou no Mcommerce Summit 2014

  • Blog
  • 5 de Maio de 2014
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No feriado do último dia primeiro, aconteceu em Nova York o “Mcommerce Summit: State of Mobile Commerce 2014”, evento realizado pelo Mobile Marketer. Como já dito aqui no Blog, adoramos estar atentos ao que de mais recente está acontecendo no mundo da tecnologia, e também adoramos compartilhar conhecimento. Por isso, nosso gerente da área mobile e sócio-fundador da CloudRetail, Victor Lima, foi até os EUA e mandou algumas fotos e informações diretamente de lá.

O evento contou com apresentações de representantes de lojas como Walgreens, Sephora, Wendy’s, Marriott, Staples, Gilt Groupe, JetBlue Airways, Warburg Pincus e Forrester Research, e com a participação de varejistas, empresas de serviços financeiros, pessoas de marketing, agências de publicidade e pesquisadores de mercado em geral, que puderam compartilhar suas experiências, estratégias e táticas multicanais. De acordo com Victor, o mercado norte-americano já considera mobile como essencial na estratégia de qualquer vendedor online, e quem não está olhando para os dispositivos móveis está totalmente fora do jogo.

O editor do Mobile Commerce Daily e Mobile Marketer, Mickey Alam Khan, reforça esse discurso. Segundo ele, mais do que as vendas de smartphones e tablets, devemos considerar o potencial do celular como um amplificador da loja física, onde a maior parte do varejo ainda é conduzido. “Não estamos mais no momento de discutir a distinção entre sites móveis e aplicativos, mas de elevar a conversa para reconhecer o cliente na loja, nas proximidades, no trabalho e em casa, e, consequentemente, antecipar e se adaptar a esse comportamento”, destaca.

Vejam alguns slides que o Victor separou pra gente:

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De acordo com Tim McCauley, diretor de mobile commerce da Walgreens, os “consumidores multicanais”, ou aqueles que compram em diversos dispositivos, gastam de 3,5 a 6 vezes mais do que aqueles que só compram nas lojas físicas. O diretor ainda mostrou em sua apresentação como a estratégia mobile o ajudou a aumentar a fidelidade dos seus clientes já ativos.

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Por sua vez, Julia Ask, vice-presidente da Forrester Research, mostrou quais são os diferentes momentos no qual a estratégia mobile pode entrar no caminho do cliente, formado pelas fases de descobrimento, exploração, compra, uso, dúvidas e engajamento.

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Os números da Gilt.com, representada por Jason John, vice-presidente de marketing online, mobile e social da loja, mostram o grande sucesso da transição para uma varejista mobile. Hoje, são 8 milhões de membros, 9,5 milhões de downloads do app, 180 países atendidos e mais de 40% da receita vem de mobile.

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Por fim, a trajetória e aprendizados da Sephora, apresentados por Johnna Marcus, diretora de desenvolvimento de negócios digitais da loja.

E você? Está pronto para essa nova demanda? Deixe seu comentário abaixo!