Concrete Logo
Hamburger button

Android + Maven sem bugs!

  • Blog
  • 30 de Junho de 2014
Share

Pois é caros colegas… foi lançado o ADT 23 com suporte ao Android Wear e ao preview do Android L. Até aí sensacional! Porém, isso está quebrando diversas instalações…

Então hoje vou mostrar como montar um ambiente Android a partir do recente Eclipse Luna. Esperamos com isso diminuir o atrito para começar o desenvolvimento de aplicações Android com o Maven.

Em primeiro lugar vamos precisar de uma versão do Luna (Eclipse 4.4). Estou usando a versão para Java EE por já conter o suporte para Maven. Aqui vocês podem escolher uma versão.

Ao terminar de fazer o download, é só desempacotar o arquivo que gerará uma pasta chamada eclipse (bem original né?).

Dentro dessa pasta temos nosso executável clássico do Eclispe. É só dar dois cliques que o Eclipse irá aparecer (pedindo para escolher a workspace como sempre…).

Ao iniciar, temos quase tudo que precisamos. Só nos falta: o plugin para desenvolvimento Android e o reconhecimento de projetos Android Maven.

Começando pelo Android. Para que não haja nenhum erro durante a instalação, vamos baixar separadamente o ADT num zip pronto para instalar no Android.

https://developer.android.com/sdk/installing/installing-adt.html

Nesta página há o link para o zip. No momento o link é: https://dl.google.com/android/ADT-23.0.0.zip

Para instalar é fácil. Vamos em Help -> Install New Software. Depois só ir em Add e archive como mostra a imagem:

Adicionando um plugin por archive no Eclipse

Apontar para o zip que baixamos do ADT e pronto! Após reiniciar (procedimento padrão do Eclipse) teremos o ambiente pronto para o desenvolvimento Android.

Caso tenham qualquer problema nessa parte, o link acima possui diversas dicas para casos de erros.

Vamos usar o Marketplace agora para pegarmos as outras dependências!

Eeeeeee pau…

Há um bugzinho no Marketplace lançado junto com o Eclipse Luna. Nessa página eles avisam sobre o problema e como corrigí-lo.

Faremos o seguinte: Help -> Install New Software.

Teremos uma tela para adicionarmos uma fonte de plugins para o Eclipse. Clicaremos em Add e colocaremos o link:

https://download.eclipse.org/mpc/luna

Isso irá procurar por atualizações do MarketPlace. Com essa atualização ele funcionará normalmente. Há mais detalhes dessa atualização neste link.

Agora é só abrir o Marketplace pelo menu “Help”. Vamos fazer uma busca por “m2e android”. É importante não colocar o hífen (pelo menos aqui só aparece quando uso espaço). Devemos ver o plugin aparecer na lista de resultados:

M2E Android plugin

Se ele já aparecer como instalado ótimo! Caso contrário é só instalar pelo próprio MarketPlace.

Ufa… No final das contas ficou até mais simples do que já apresentamos por aqui no blog. Espero que isso ajude! Qualquer problema ou dúvida, só deixar nos comentários.

Até a próxima!