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5 motivos para sua empresa ter um app mobile

  • Blog
  • 23 de Julho de 2014
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Com o número cada vez maior de brasileiros com smartphones e tablets e de acessos à Internet utilizando tecnologia mobile, você já deve ter se questionado se não está na hora de sua empresa ter um app móvel.

Com tantas opções disponíveis, como sites responsivos, web apps e apps mobile, é normal ficar confuso e questionar os prós e contras de cada uma. Como saber, então, se está na hora de sua empresa dar um passo adiante e ter em um app próprio?

Listei aqui cinco indicativos de que sua empresa pode estar no estágio certo para investir em um app móvel e em uma presença mais robusta no ecossistema mobile.

Você deve investir em um mobile app para seu negócio quando…

1. Existe interseção entre o mundo real e virtual

Vamos supor que você seja um varejista com lojas físicas e loja online. Seus clientes podem interagir via estabelecimento físico às vezes e, em outras ocasiões, comprar no seu e-commerce. Uma versão otimizada do seu e-commerce (seja uma loja específica mobile ou por meio do uso de design responsivo) é interessante, mas não traz uma das maiores riquezas de um app mobile: o grau de riqueza de engajamento.

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Quando sua empresa tem um app mobile você pode enviar notificações push, descontos específicos de acordo com o perfil o histórico de interação do cliente com cada um dos canais, ligar esse app a interações dentro de sua loja (com NFC, QR Code, entre outros) e ainda usar novas tecnologias como o Beacon para atrair o cliente até a sua loja física e falar com ele de forma customizada, considerando sua posição geográfica.

Imagine perceber que um cliente seu que tem um carrinho abandonado em seu e-commerce está passando na porta de sua loja em um movimentado shopping e lembrar que ele pode comprar esse item nessa loja agora mesmo. Isso é possível com um app mobile!

2. Você quer enriquecer sua base de dados e montar um CRM diferenciado

Muito se fala do conceito de big data e de como os dados podem ser usados de forma inteligente para os negócios. Na prática, muitos negócios hoje em dia possuem ferramentas de inteligência baseadas em dados e trabalham com algum tipo de CRM.

Com um app mobile, você pode expandir a alimentação dos dados relacionados a seus clientes. Você pode ver com que frequência ele acessa seu aplicativo e com quais funcionalidades ele interage e comparar esse comportamento com aqueles que seu cliente pratica quando está em sua loja, sua empresa ou no seu website.

Suponha que seu negócio venda artigos esportivos. À noite, na hora em que sai do trabalho, seu cliente pode usar a funcionalidade de ver os resultados dos jogos de futebol que você adicionou ao seu app, e no domingo procurar uma nova chuteira em seu website. Não valeria a pena você enviar um push no horário que ele está checando os resultados dos jogos oferecendo a chuteira que ele procurou antes? Um app mobile te dá a chance de interagir com seu cliente em tempo real, independente de onde ele esteja!

3. Você deseja oferecer uma experiência única

Se tudo o que você quer é ter uma representação exata do seu site no mobile, ter um app não é a melhor escolha para você. Mas se você se preocupa com seus clientes a ponto de querer oferecer uma experiência única enquanto eles estão no smartphone ou tablet (o que é muito tempo, diga-se de passagem), está na hora de você ter um app. Talvez a melhor pergunta não seja “devo ter um app?”, mas “o que eu quero oferecer em um app”?

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O tempo de carregamento, nível de interação e diversos outros aspectos são muito melhor realizados com um aplicativo móvel. O seu app passa a ser um canal de engajamento constante com o seu cliente e você deve pensar em funcionalidades que permitam com que ele continue voltando e interagindo com sua marca.

É possível criar uma experiência memorável e mostrar que você não só respeita o tempo do seu cliente mas também deseja ter um maior contato com ele, oferecendo ferramentas adequadas. Quando falamos em ferramentas não pense apenas em produtividade. Pode até ser se seu negócio tiver relação com isso, mas pense naquilo que seu público-alvo gosta ou precisa fazer enquanto está no smartphone ou tablet e crie essa experiência dentro do app da sua marca).

4. Você busca novos canais de marketing, distribuição e promoção

Vamos ser sinceros: é muito provável que você tenha dezenas, senão centenas de concorrentes em seu segmento de atuação, e que eles estejam competindo pelos mesmos canais de distribuição, marketing e promoção que você.

Os custos de campanhas na Internet estão cada vez maiores, seja com links patrocinados, com campanhas display ou diversos outros formatos.

Apesar de a briga estar crescendo no ambiente mobile, os custos de aquisição de clientes costumam ser pelo menos 50% menores do que aqueles da web. A briga por posicionamento nas app stores (lojas de aplicativo) mais populares é grande, mas ainda não tão feroz quanto as de posicionamento nos mecanismos de busca, onde você provavelmente está investindo em SEO. O uso de cupons e pushes em apps móveis pode ser muito bem aproveitado como canal de promoção.

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5. Sua empresa tem caráter inovador

Ter um app mobile para sua empresa não depende de apenas uma fase de desenvolvimento e lançamento. São versões diferentes para plataformas diferentes e sua presença mobile indica desenvolvimento contínuo: você deve estar disposto a investir nesse canal não pensando apenas como um único projeto.

Por isso, se sua empresa tem caráter inovador, gostar de estar à frente da concorrência e em geral já entende que investir em plataformas ainda pouco exploradas demanda atualização contínua, esse é mais um indício de que você deve ter um app mobile.

Concorda? Discorda? Deixe aqui nos comentários e se quiser alguém para montar o seu aplicativo mobile, fale com a gente. =)