Concrete Logo
Hamburger button

Você sabe o que é UX?

  • Blog
  • 28 de Julho de 2014
Share

Você já deve ter ouvido falar de User Experience (UX) e de como ela é extremamente importante em projetos digitais. Mas você sabe de fato o que é UX e como isso impacta o seu negócio?

A definição de UX na Wikipedia é: “Experiência do usuário (EU), do inglês user experience (UX), envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um determinado produto, sistema ou serviço. A experiência do usuário destaca os aspectos afetivos, experienciais, significativos e valiosos de interação humano-computador e propriedade do produto. Além disso, inclui as percepções de uma pessoa dos aspectos práticos, tais como a utilidade, a facilidade de utilização e a eficácia do sistema. A experiência do usuário é de natureza subjetiva, pois é sobre a percepção e pensamento individual no que diz respeito ao sistema. A experiência do usuário é dinâmica, pois é constantemente modificada ao longo do tempo, devido à evolução das circunstâncias e inovações”.

UX

Como o UX funciona na prática?

Para irmos além na compreensão desse tema, vamos falar de empresas que têm origem fora do mundo virtual e também fazem uso de UX: Apple e Disney. Isso porque a experiência do usuário está em tudo, não só na web e produtos mobile, mas em tudo que é possível ser consumido: restaurantes, passeio em shoppings, cabeleireiros, concessionárias, etc.

E foi nesta experiência que Walt Disney focou quando criou os parques da Disney. De forma rica, ele considerou cada detalhe para transformar os períodos que as pessoas passam nos parques da Disney em momentos inesquecíveis. Tudo foi muito bem planejado e pronto para o sucesso do usuário, lá os visitantes não precisam se esforçar para que as coisas funcionem.

disney

Já a Apple conseguiu ligar o mundo virtual ao mundo real em uma das melhores experiências do usuário cross platform já vistas. Dificilmente quem possui um iPhone, iPod ou MacBook tem o desejo de trocar seu aparelho por outra marca. Isto porque a Apple sempre focou em construir a melhor experiência para seus usuários por meio da busca constante do melhor produto.

De ponta a ponta, a Apple se preocupa desde o jeito como seus hardwares são construídos e colocados dentro das lindas capas de aço polido até a forma que você entra em uma de suas lojas ou abre seu novo device Apple. Tudo foi pensado para que você consiga seguir um fluxo rápido e fácil, intuitivo. Sem pensar.

Mais do que um simples teste de usabilidade, a Apple incorporou uma premissa em seus valores: criar sempre a melhor experiência para seus clientes. Protótipos atrás de protótipos, sempre prontos para melhorar algo. Uma evolução constante.

apple

O que um UXer faz?

Mas o que faz o UXer (profissional de UX)? Desde definições de personas, entrevistas com stakeholders e testes, o trabalho de um UXer é seguir de ponta a ponta a criação e desenvolvimento do produto com os olhos dos usuários, tendo em mente como sempre otimizar a experiência, seja com design interativo, design de interface, produto e suas funcionalidades ou até como o produto é recebido ou distribuído.

Não basta conhecer os seus usuários apenas durante a criação dos produtos, porque às vezes você se pega fazendo ações automáticas. Por isso é tão importante utilizar regularmente teste de usuários, para poder ter certeza de que você está no caminho certo.

Em muitos casos, a teoria do UCD (user centered designer), muito comum quando se fala em user experience, não é passível de ser aplicada pela falta de tempo ou budget, mas há muitas formas de utilizar técnicas que viabilizem o processo de acordo com a sua realidade e do seu negócio. Steve Jobs pode ser conhecido pelo seu excentrismo e perfeccionismo, mas ninguém pode negar que seu foco em construir a melhor experiência deu certo.

Então qual é a fórmula de sucesso de UX? 

A primeira técnica é manter em mente quais são os seus clientes principais e construir o sistema da forma mais simples possível (MVP – minimum viable product), para que você consiga começar a testar. A segunda é manter um processo de construção ágil (Agile Management) para que seja possível adaptar seu produto conforme análise dos dados colhidos.

mvp

Por fim, coloque-se no lugar de seu cliente e tenha sempre em mente o que eles realmente precisam e o que gostariam de ter. Empatia é uma das maiores qualidades de um profissional de User Experience. Lembre-se: você está criando um produto para aqueles usuários, não para você.

Concorda? Discorda? Inicie o debate aqui nos comentários! Até a próxima =)