Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 links do mês – Julho

  • Blog
  • 31 de Julho de 2014
Share

Quem nos acompanha sabe que Julho foi um mês voltado ao Mobile em praticamente todo o nosso conteúdo. Tivemos posts sobre as novidades do Google e da Apple, um webinar bem legal mostrando que o mobile está comendo o mundo e lançamos um e-book sobre integração contínua em Android. Mas quem nos acompanha também sabe que somos uma empresa agnóstica e trabalhamos com as mais diversas tecnologias e linguagens. Por isso, nos 10 links que mais foram comentados esse mês no nosso fórum interno tem de tudo: Docker, Amazon, Python, e-commerce e, claro, mobile. Vem ver!

1. Amazon’s Cloud is Growing so Fast It’s Scaring Stakeholders

Victor Lima indica nota do Wired.com com gráfico que compara “all things Amazon”, que descreve o marketshare de varejo (online/offline) que a Amazon deve ganhar nos próximos anos anos e que o Walmart deve perder no mesmo período, pelo menos nos EUA.

2. HTML&CSS Book

João Felipe indica um livro técnico “bem diferente”. Rodrigo Deodoro ressaltou que é um livro básico, “para dummies mais dummies que os da série for dummies”. Fillipe Cordeiro falou que é aí que está a sacada: não é um livro técnico =) De qualquer forma, vale a dica para quem quer começar.

3. Tutorial Docker

Alexandre Bairos dá a dica de um tutorial muito básico sobre o Docker, e indica esse link para entender a diferença com relação ao Vagrant. O texto tem falas dos criadores de ambos. João Felipe destacou que Docker é uma das maneiras de montar ambientes para deploy via AWS Elastic BeanStalk. Alexandre Bairos disse que quem usa Vagrant pode usar o Docker ou até mesmo LXC para as implantações, a vantagem é que mantém a mesma forma de gerenciar ambiente de desenvolvimento em containers (por virtualização ou por LXC-Docker). Bairos ressalta ainda que o Docker vai além quando usamos em produção, o que é realmente muito interessante.

4. Linio, Rocket Internet’s Amazon Play in Latin America, Rakes In Another $79M

Victor Lima indica matéria do TechCrunch sobre o Linio, um marketplace e-commerce estilo Amazon da Rocket. Alexandre Bairos comentou que é muito dinheiro que se levanta em e-commerce, e destacou que Linio, Zalora e Lazada ainda estão desconhecidas. Victor Lima disse que conversou com pessoas da área e descobriu que o atrativo de e-commerce é que o top line (faturamento) é muito alto muito rápido. Se você tiver “as máquinas” de TI, de compras, marketing e logística alinhados, acertando no nicho, você começa a faturar rápido. Claro que faturamento é bem diferente de lucro, mas “winners take all” e “consumer mindshare” parecem ser os motivos pelos quais se investe tanto em apostas desse tipo.

5. How do top Android developers QA test their apps?

Fernando de la Riva indica texto do TechCrunch falando sobre como abordar a fragmentação de forma inteligente. Segundo a matéria, é importante decidir qual o objetivo de QA (se 80/20 ou 90/10, por ex) e as abordagens  vão de 12 até 400 devices, para quem tem base de usuários na China. O uso de empresas externas, como a Testology, não é a norma.

Victor Lima comentou a existência do Genymotion. Victor Nascimento disse que já conhecia, e que geralmente é usado para testar pinch to zoom ou gestos de touch que não funcionem com o mouse. No entanto, parece não ser a solução que todos esperam. Segundo Victor, a solução é seguir a Apple e criar um “simulador”. Jake Wharton fala sobre isso.

6. Python is Now the Most Popular Introductory Teaching Language at Top U.S. Universities

Alexandre Bairos destaca esse post do Blog do Communications of the ACM e diz que vale lembrar a presença em especial nos MOOCs da vida, como Coursera e Udacity. Dhiana Deva resslatou que Comp 1, que é obrigatório em todas as engenharias da UFRJ, mudou há um tempo para Python, antes era Pascal. Jonas Tomaz disse que Comp 1 na Computação da UFRJ também migrou de C para Python.

Para Victor Lima, é totalmente válido o pessoal ensinar Python, mas ele fica receoso de o pessoal se distanciar de C e do “entendimento implícito” de como realmente funciona a máquina.

Dhiana Deva explica que as matérias subsequentes evitam isso. Segundo ela, a engenharia eletrônica é a única que manteve Pascal como Comp 1 e C como Comp 2. E depois ainda tem C++ (e Perl, etc) em linguagem programação. Para ela, Pascal é importante porque muitas linguagens para eletrônica (por exemplo VHDL) têm abstrações parecidas. ECI (Engenharia da Computação) também tem Linguagens de Programação, então não perdem essa proximidade e aprendem quando já têm um pouco mais de familiaridade.

7. Relatório App Annie Index – Market Q2 2014

Victor Lima indica um relatório que mostra que Brasil, Tailândia e India tiveram crescimento explosivo no Google Play. Victor Nascimento brincou com um “Vai Brasil!!”

8. O software alemão

Thiago Ferreira mostra matéria do O Globo sobre como um programa de computador contribuiu para a conquista da Copa do Mundo pela seleção alemã. Dhiana Deva gostou.

9. How Yo Became One of the Most Viral Apps of All Time Step by Step

Dica de Fernando de la Riva de matéria do Venture Beat sobre o app Yo. Rodrigo Deodoro indicou este link como “vagamente relacionado”.

10. Apple Gets an Exhaustive iWatch Patent

Matéria do TechCrunch, dica de Victor Lima, sobre a Apple e a patente do iWatch, ou iTime, como foi chamado. Para Victor, o timing não é bom, uma vez que Samsung e Motorola já saíram à frente, o que força algum play com algum diferencial da Apple. Se não, será mais do mesmo até agora. André Cardoso indica este link para manter o foco em wearables e seu histórico.

O que achou da nossa seleção? Leu alguma coisa legal que não está aqui e quer compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários!