Concrete Logo
Hamburger button

5 dicas de cursos para você entrar na onda dos MOOCs

  • Blog
  • 18 de Agosto de 2014
Share

Sempre ressaltamos por aqui que uma de nossas premissas principais é “compartilhar conhecimento”. Por isso, nada estranho nos identificarmos tanto com os Massive Open Online Courses, os MOOCs, uma tendência mundial da educação que está ganhando força aqui na Concrete Solutions. Os MOOCs são cursos online com participação ilimitada e acesso livre, pela internet. A diferença para os cursos tradicionais é que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode assistir aos cursos e participar de fóruns de usuários que ajudam a construir comunidades de estudantes e professores.

Aqui na Concrete, os cursos mais procurados são o do Coursera (www.coursera.org), uma plataforma que tem parceria com muitas universidades e instituições em todo o mundo. Com base em uma pequena pesquisa entre os nossos funcionários, chegamos a cinco dicas de cursos que já experimentamos e recomendamos. Vamos lá:

1. Growth to Greatness (Universidade de Virgínia)

Este é para quem é empreendedor ou gosta da área de negócios. Quem recomenda é o Vitor Roma. O curso fala sobre uma empresa crescer sem estar preparada para isso, e auxilia a elaborar um plano de crescimento.

2. Elaboração de Plano de Gestão de Risco de Segurança da Informação (Universidade de Washington)

Para quem é de suporte, uma boa dica é o curso sobre gestão de risco da Segurança da Informação. Nathan Santos fez e recomenda. O curso fala sobre planejamento de recuperação de desastres, regulamentos legais, gestão de risco, e várias outras coisas. Para quem gostar e quiser fazer um curso mais prático, o Nathan indica o Desenvolvimento e Implementação de Estratégias de Segurança da Informação, também da Universidade de Washington. Outro ponto a ser observado é que o Nathan fez o curso como apoio para a certificação MCSO, e o curso ajudou bastante na prova.

3. Introduction to Data Science (Universidade de Washington)

Big Data é o assunto do momento, apesar de ainda bem recente. Por isso, João Felipe indica este curso, introdutório sobre a ciência dos dados. Quem gostar e quiser continuar, João recomenda ainda a introdução para o R Programming, da Johns Hopkins, que faz parte da especialização em Data Science.

4. Fantasy and Science Fiction: The Humam Mind, Our Modern World (Universidade de Michigan)

Essa introdução aos conceitos da literatura fantástica e da literatura fantástica moderna por meio da ficção científica é uma dica do Victor Oliveira. Ele diz que no curso, é possível estudar história, simbologia e a interpretar os textos sob uma luz crítica, social e também literária. Victor ainda ressalta que o professor é fantástico, muitas vezes premiado, e as aulas são dignas de reprise. Mas alerta: o ritmo de leituras é intenso, então se você quiser fazer esteja preparado para ler muito e rápido.

5. Model Thinking (Universidade de Michigan)

Indicado pela Dhiana Deva, o curso explora diferentes problemas de nossa sociedade e como modelos matemáticos nos ajudam em diferentes situações. Victor Oliveira, que também já fez o curso, diz que ele abre muitas portas para novos estudos e é bem divertido. Dhiana ainda destaca que os modelos abordados podem ser utilizados para apoiar a tomada de decisão em diversas áreas, incluindo Engenharia de Software, Lean Startups e Growth Hacking.

Bom, essa é só uma pequena lista de cursos, para estimular a vontade de aprender. Aqui na Concrete, cerca de vinte dos nossos funcionários já se valeram do Coursera para aprender sobre os mais variados temas. Pesquise, aprenda e depois compartilhe o conhecimento aqui com a gente =)