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Para estudar Product Discovery

  • Blog
  • 19 de Agosto de 2014
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Há algum tempo, o Fernando de la Riva publicou um post aqui sobre as práticas necessárias para desenvolver um produto digital de sucesso. Uma delas, sobre a qual também já falamos um pouco neste post, é a descoberta de cliente e de produto, que é fundamental. A definição de Customer Discovery, ou descoberta de cliente, está bastante próxima do customer development de Steve Blank: você define uma base de clientes ou usuários efetivos ou em potencial e os aborda sistematicamente para saber se suas ideias são válidas de alguma forma. É a melhor maneira de saber se você realmente vai resolver um problema e quais são os pontos que você mais deve trabalhar no seu produto.

customer-discovery

O Product Discovery, ou descoberta de produto, vem em seguida: depois de saber os problemas e necessidades dos clientes, é hora de definir o mínimo produto viável e/ou criarmos um protótipo, executando testes consecutivos para validar o conceito e iterando a cada hipótese validada ou não. É a partir daí que determinamos o conjunto de características que vamos colocar no backlog para que o time construa.

Ok, na teoria está entendido. Mas como funciona na prática? Reunimos aqui alguns links para quem quer aprender um pouco mais sobre o assunto.

1. Google Ventures Library

O braço de investimentos do Google disponibiliza em seu site diversos posts, guias, tutoriais e ideias para ajudar startups de tecnologia, muitas delas válidas para desenvolvimento de produto em geral. Neste post, por exemplo, o GV explica passo a passo um processo de quatro dias para “responder perguntas importantes em uma startup”. O Blog explica em detalhes como recrutar os participantes, criar um roteiro de entrevista e entrevistar os usuários, tarefas que são divididas entre quatro dias. Veja os detalhes do dia 1, dia 2, dia 3 e dia 4.

GVLibrary

Ainda no site do Google Ventures, este post explica como diminuir a taxa de membros da sua pesquisa que não aparecem no dia e horário combinado, o que é bastante comum no processo de Product Discovery. Não marcar as entrevistas com muita antecedência, nem depois de feriado ou às segundas-feiras estão entre as dicas do Google.

2. Silicon Valley Product Group

SVPG

O Silicon Valley Product Group (SCPG) foi criado para compartilhar as lições aprendidas por quatro executivos que ocuparam posições elevadas em diversas empresas de tecnologia no Vale do Silício. São eles: Marty Cagan, responsável pela parte de produto e autor do livro “Inspired”, um de nossos livros de cabeceira aqui na Concrete Solutions; Marty Abbott, que responde pela parte de tecnologia e já passou por empresas como Quigo (eBay) e AOL; Marina Lauchengco, que fala sobre Marketing e tem 19 anos de experiência entre empresas como Netscape e Microsoft e, por fim; Kyrie Robinson, que comanda a parte de User Experience Design e foi líder da área na TiVo.

Conforme já citamos, o portal do SVPG é dividido em quatro temas gerais: produto, tecnologia, marketing e UX. Para este post, claro, a área que mais interessa está em Produto, da qual é Marty Cagan quem cuida. Lá, você pode encontrar desde uma explicação inicial sobre o que é Product Discovery, passando por como fazer o Plano de Product Discovery até chegar em como fazer protótipos usando dados em tempo real.

Além destes, também indico o diário de Product Discovery, como funciona o “time-boxing”, a diferença entre Product Discovery e product optimization e o post sobre “Continuous Discovery”, ou descoberta contínua. Para terminar, ainda destaco esses dois textos relacionados aos protótipos: um sobre testes e outro sobre protótipos de alta fidelidade.

3. Agile Product Design

Por uma indicação do próprio Marty Cagan no post “Dual-Track Scrum”, chegamos ao Jeff Patton e o Agile Product Design, site onde ele concentra suas apresentações, seu textos e ideias sobre desenvolvimento de produto. Jeff é um consultor independente, professor e coach de Agile especializado em design.

AgileProductDesign

Além de vários artigos interessantes sobre Agile e design em geral, lá podemos encontrar também esse Planejamento de Product Discovery, essa apresentação sobre como usar Product Discovery para projetos Agile e outra sobre como fazer product Discovery usando “User Story Mapping”. Mas essa é só uma primeira “fuçada” no site. Se você quiser saber mais, é só entrar lá que pode achar bastante coisa interessante.

Bom, com essas dicas já dá para entender a importância do Product Discovery para um produto digital de sucesso. Mas só a teoria não é suficiente. A prática é que realmente traz o conhecimento e pode trazer diversas dúvidas, que você pode sanar fazendo algumas buscas nessas fontes aí.

Tem mais alguma que não citei e que acha legal? Deixe aqui nos comentários!

*Agradecimentos especiais a Luis Felipe Castro por algumas dicas.

Até a próxima!