Concrete Logo
Hamburger button

Para aprender Integração Contínua

  • Blog
  • 21 de Agosto de 2014
Share

No post de ontem, Fernando de la Riva falou bastante sobre a importância dos testes e da integração e deployment contínuos para um bom desenvolvimento mobile. Seguindo esse raciocínio, decidimos juntar uma série de posts que já publicamos sobre o assunto a algumas outras fontes de pesquisa que podem ajudar você que está começando e quer fazer desenvolvimento mobile do jeito certo.

Para começar, este post do Thiago Lioy faz uma boa introdução sobre a importância da integração e do deployment contínuos e o que eles têm a ver com os métodos ágeis. Se você for mais visual e prefere uma imagem a mil palavras, também pode assistir a esse vídeo, em que o Thiago explica de uma forma bem didática, com exemplos, o que ele disse no post. Ainda como introdução, neste link há uma série de artigos do Martin Fowler sobre o tema, passando desde os benefícios da integração contínua (que você já conhece) até as práticas que nós também recomendamos. Se você é daqueles que gosta de livros, pode tentar o “Continuous Integration: Improving Software Quality and Reducing Risk”, de Paul Duvall.

Partindo para a prática

Agora, se você já sabe o que é, para que serve e como funciona a integração contínua, já pode começar a praticar. Falando primeiro de Android, este e-book do Victor Nascimento, lançado por nós há algum tempo, mostra um passo a passo bem legal para fazer um projeto com IC. Você pode baixar pagando com um Tweet ou um post no Facebook, ou ler toda a série de seis posts que o Victor publicou aqui no Blog, e que começa aqui.

capa-livro-3

 

O site DZone também tem algumas coisas interessantes para Android, como este artigo sobre integração contínua com Jenkins ou Windows. Outra fonte interessante é esse post do Black River, falando desta vez sobre integração contínua com ANT e Jenkins. Para finalizar Android e partir para o iOS, deixamos aqui esse vídeo do Google I/O que fala sobre o novo sistema de Build SDK do Android, que deve facilitar bastante o processo de integração contínua na plataforma.

Se temos um e-book voltado à integração contínua para Android, nada mais justo do que termos também para iOS! E foi o que acabamos de fazer, nesta semana. Em primeira mão, apresentamos a vocês o e-book Integração Contínua em iOS, no qual Thiago Lioy ensina como desenvolver um app com TDD, cobertura e integração contínua para iOS. Você pode baixar aqui, pagando um Tweet ou um post no Facebook, ou ver os posts separados na série que começa aqui.

Capa_IC_iOS

 

Você pode encontrar mais coisas sobre integração contínua em iOS visitando a iOS Developer Library, como esse guia para integração contínua em XCode. Também temos um vídeo do maior evento anual da Apple, o WWDC, deste ano, com novidades sobre o assunto. Entretanto, vale aqui destacar que as novidades que a Apple anunciou durante o WWDC ainda estão em fase beta, ou seja, de estudos. Não dá para já aplicar o que estão falando por lá, mas vale a informação.

Saindo de mobile

Para finalizar, apenas como curiosidade (um plus!) indicamos aqui esse Tech Talk feito há um bom tempo (2012!) com o pessoal aqui da Concrete Solutions sobre como fazíamos integração contínua naquela época. Também temos uma série de três posts sobre integração contínua com .NET, que o Victor Oliveira escreveu em 2013 e que começa aqui. Com isso, já tem bastante coisa para estudar e aprender.

Depois, volte aqui para compartilhar seus conhecimentos com a gente! =) Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, é só deixar seu comentário aqui embaixo. Até a próxima!