Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 links do mês – Agosto

  • Blog
  • 1 de Setembro de 2014
Share

Mais um mês terminou e chegou a hora de juntarmos, como é de costume, os links mais comentados no nosso fórum interno. Em Agosto, tivemos várias novidades relacionadas à Amazon, falamos sobre Wikipedia, abordarmos Growth Hacking e vimos algumas notícias sobre mobile commerce. Confira:

1. “Sr. Wikipedia” conta como funcionam os bots que publicam textos em massa

Victor Lima indica a matéria do TechTudo para lembrar na próxima vez que você for pesquisar alguma coisa no Wikipedia como forma de “provar” alguma coisa. Rodrigo Deodoro contribui com a discussão dizendo que nãso acha que o método usado para escrever os artigos aja em detrimento da confiabilidade da informação. Para ele, as fontes continuam lá, o que é muito mais que ele pode dizer sobre muitos artigos que existem e que foram escritos por humanos.

2. Using Amazon Web Services for Disaster Recovery

Artigo recomendado por Victor Oliveira. Eduardo Alcaraz questionou como é o import dos dados, uma vez que o ambiente principal é restaurado. Ele perguntou se a ferramenta faz transferência de informações não estruturadas em banco de dados. Victor Oliveira respondeu dizendo que na importação você pode enviar os dados pela rede ou via courier, e esses dados são essencialmente os arquivos de um disco. Nesse sentido, você pode enviar para els dados estruturados ou não, ou seja, a base é um filesystem. Victor ainda explica que na importação de dados você pode enviar para um disco EBS (até 1TB), ou para o S3 e Flacier. Na exportação, por meio do S3.

DR

3. Why people are turning off push

Artigo de Andrew Chen, dica de Victor Lima, mostra porque 60% dos usuários desligam as “push notifications” e dá dicas para o que fazer nesses casos. Dhiana Deva comentou que mail marketing, push e canais considerados “quase de graça” podem gerar prejuízo. Inspirada pelo livro Lean Analytics:

campaign contribution = revenue from campaign – cost of campaign – loss due to unsubscribes

João Felipe completou dizendo “always a thin line between love and hate”.

4. Como está a fragmentação do Android em 2014

Matéria do Gizmodo, indicada por Guilherme Siepmann, que destaca a fragmentação do Android este ano. Para complementar, Rodrigo Deodoro mandou o link não-gawker, com os gráficos originais e interativos. Corintho Assunção ajudou mostrando este link, que fala sobre o “mito” da fragmentação de tamanho/resolução de tela. Corintho diz que o link explica de forma direta o que é o “dp” do Android na hora de fazer os layouts, e por que não precisamos fazer milhares de layouts para cobrir milhares de resoluções diferentes.

Victor Lima contribuiu dizendo que concorda com a questão de que o tamanho de tela, a resolução e o layout não são mais o principal problema da fragmentação do Android, mas na prática o problema ainda é pertinente, por exemplo, no que tange a hardware, capacidade de diferentes dispositivos e funcionalidades disponíveis em diferentes versões de OS, suportadas ou não, atualizadas ou não. E indica dois posts emblemáticos sobre o problema: “Bounden on Android Delayed”, do Game Oven Studios, e “Building Android First”, da Christina Cacioppo.

5. Amazon Prepares Online Advertising Program

Victor Lima indica matéria do The Wall Street Journal que afirma que a Amazon está se preparando para entrar na área de anúncios online. Tahiana Brito destaca que com isso, a Amazon deixa mais clara a guerra com o Google, e que vai esperar os próximos capítulos. Lima comenta que não está claro o incentivo, porque muitos varejistas online vendem produtos que a Amazon também vende. Se a Amazon pretende mostrar os anúncios comprados no site dela, pode parecer conflitante com a estratégia geral. O Victor publicou este post sobre o assunto na última semana. João Felipe comenta que Jeff Bezos parece estar jogando WAR no modo dominação global e limpando todos os que estão no seu caminho…

google_vs_amazon.jpg

6. Amazon Buying Twitch for Nearly $1 Billion

João Felipe indica notícia sobre a intenção de compra da plataforma de video e comunidade de games Twitch pela Amazon, ao invés do Google, que estaria negociando a compra há algum tempo. Rodrigo Deodoro contribuiu com o link que oficializa a compra.

7. Aluguel de datacenter no exterior passa a pagar impostos

André Cardoso acha a notícia do Blog Convergência Digital, do UOL, inacreditável, mas confirma com o link direto da receita. João Felipe comenta que tem um loop hole na matéria, quando diz “disponibilizar infraestrutura para armazenamento e processamento de dados em alta performance”. Para ele micro instances e small instances não são consideradas alta performance. André Cardoso destaca que a lei define que só pode ser cobrado quando é enviado dinheiro ao exterior para pagar especificamente “datacenter”. Como sempre, terrivelmente escrito e genérico o decreto.

Daniel Braz afirma que a Receita está mais preocupada com os impostos do que com incentivos ao mercado. Pagando “lá fora” as empresas deixam vários milhões em impostos. Porém, o fato da empresas como a Amazon não emitirem fatura de seus serviços aqui no Brasil prejudica bastante o mercado nacional, já que “economizam” em torno de 50% só em impostos não pagos. Com esse percentual todo, deixamos de falar só de qualidade de serviço, e o preço passa a ser uma variável bem forte. Ou seja, não se trata de barreira comercial, na qual o produto importado é melhor e mais barato “por natureza”, e sim de uma manobra contábil para não pagar as taxas devidas e manter os preços artificialmente baixos.

Victor Oliveira encerrou a discussão dizendo que é um ato interpretativo, não muda a lei. Apenas expõe a visão oficial da receita sobre o assunto, uma questão de transparência e de unificação de futuras ações. Se você quiser entender melhor, pode ver esse post de Victor.

Leão.jpg

8. Designer’s Guide to DPI

Victor Nascimento recomenda a explicação sobre o que é DPI e PPI para designers. Segundo ele, finalmente alguém do Google toma a frente para explicar decentemente o assunto. Olavo Castro achou uma excelente referência.

9. Turning growth into traction: 7 tactics top growth teams use to engineer their growth

Dica de Fernando de la Riva, artigo do VentureBeat.

10. Walmart.com’s latest overhaul drives more personalized omnichannel experiences

Matéria do Mobile Commerce Daily, indicada por Victor Lima, que destaca o seguinte trecho: “Currently 50 percent of traffic to Walmart.com comes from mobile devices so designing with these customers in mind was a big priority for the site,” said Bao Nguyen, a Walmart spokesman. Para Victor, é interessante ver a posição do Walmart.com de fazer o design baseado em pequenos tablets e derivar o desktop e o smartphone a partir dali.

E esse mês foi isso! Alguma outra sugestão de link? Quer contribuir para o debate de algum deles? Deixe seu comentário aqui embaixo!