Concrete Logo
Hamburger button

Compartilhando conhecimento

  • Blog
  • 2 de Setembro de 2014
Share

Na última semana, nosso time participou de uma série de eventos da comunidade nos quais pudemos aprender com empresas parceiras e compartilhar o conhecimento e a experiência que temos aqui na Concrete Solutions. Coincidentemente, três deles aconteceram no mesmo dia, na última quarta-feira, dia 27/8. Enquanto Victor Nascimento e Thiago Lioy palestravam em São Paulo, Jonas Tomaz estava no Rio falando sobre BaaS. Vamos contar aqui um pouquinho sobre o que aconteceu nos três eventos.

Seguindo a ordem cronológica, começamos com o Beers&Bytes, evento da VivaReal bem parecido com o Coders on Beer, que fazemos frequentemente aqui na Concrete Solutions. A ideia é tomar cerveja e comer pizza falando sobre tecnologia, mas os temas são os mais diversos. Na última quarta, o evento começou com uma palestra bem legal de Rafael Buitrago, da VivaReal, sobre Testes A/B. Rafael definiu o que são, como e quando usar os testes A/B, analisando alguns exemplos e casos de estudo. Segundo ele, o mais importante é não fazer teste A/B se não souber o que se espera ganhar com a hipótese.

Em seguida foi a vez de Victor Nascimento, aqui da Concrete, falar sobre Elixir como porta de entrada para o mundo da orientação à concorrência. Victor falou sobre os problemas das plataformas atuais para lidar com concorrência (principalmente jvm) e como a Erlang VM ajuda neste sentido. Victor ainda demonstrou um programa simples, que disparou 20 milhões de processos concorrentes em uma única máquina.

1

Os slides da apresentação do Victor você pode ver no nosso SlideShare. Para terminar, Oscar Bernal da VivaReal falou sobre como um bom design da sua API pode fazer uma grande diferença, mostrando ferramentas que auxiliam na documentação, gerenciamento, monetização, etc.

No comecinho da noite, às 19h, aconteceu o Cocoaheads, evento voltado para desenvolvedores iOS, que dessa vez coincidiu de ser no mesmo horário tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. No Rio, Jonas Tomaz nos representou explicando como o Backend as a Service (BaaS) pode facilitar a vida do desenvolvedor mobile. Jonas falou o que é o BaaS, quais empresas oferecem (com foco no Parse, recentemente comprado pelo Facebook) e a aplicação tanto em um cenário no qual você desenvolve seu aplicativo sozinho quanto junto com uma equipe, em uma empresa.

2

Os slides que o Jonas apresentou também estão no nosso SlideShare. É só visitar esse link. Além dele, falaram também Jorge Martins, sobre Core Data, e Felipe Costa, que fez uma introdução ao Functional Reactive Programming (FRP) com ReactiveCocoa.

E enquanto rolava o Cocoaheads no Rio, acontecia a versão paulista do mesmo evento. E quem nos representou foi o Thiago Lioy, que falou sobre testes funcionais em iOS com UIAutomation, instruments e frameworks de BDD para uma plateia atenta lá na GlobalCode. Os slides dele você pode ver aqui.

3 4

Depois de Thiago Lioy, Ricardo Borelli falou sobre “NSNotification, Delegate e Blocks: o assíncrono mundo maravilhoso”, e Leonardo Rossetti finalizou o evento com o tema “Por que utilizar um BaaS (Backend as a Service)?”.

Como já falamos por aqui, é sempre um prazer compartilhar nossa experiência e aprender cada vez mais com pessoas da comunidade. Por isso, parabéns à organização dos três eventos, que estimula esse compartilhamento. Fique ligado para os próximos eventos!

Lembrando que logo mais (hoje, 2/9), às 18h30, faremos mais uma edição do nosso Coders on Beer, dessa vez no Rio de Janeiro, sobre TFS e Visual Studio Online. Fique atento ao nosso Facebook e Twitter que vamos postando fotos por lá!