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iOS 8: o que você precisa saber sobre marketing para seu app

  • Blog
  • 18 de Setembro de 2014
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O iOS 8 acabou de ser lançado oficialmente e traz algumas mudanças que devem ser levadas em consideração na hora de fazer o marketing do seu app. Se você acha que ainda não é hora de repensar sua estratégia de aquisição de usuários mobile, pense novamente: somente na pré-venda já foram vendidas mais de 4 milhões de unidades do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, que já virão com iOS 8, fora as atualizações feitas por quem tem versões anteriores de iPhones e iPads (como eu).

Além disso, no lançamento do iOS 7, entre Agosto e Setembro de 2013, houve uma queda do custo de aquisição de usuários e aumento no número de downloads de apps em geral, porque eles estavam naturalmente baixando novas versões de seus apps e pesquisando novas opções de aplicativos. É algo a considerar e utilizar como motivação para fazer algumas mudanças e explorar as novas possibilidades do iOS 8 em termos de marketing.

Selecionei os pontos que acredito terem impacto mais direto no marketing do seu app com o lançamento do iOS 8.

Notificações Acionáveis (Actionable Notifications)

Acredito que essa seja a feature a ser melhor explorada por profissionais de marketing nessa versão do OS. Pense em push notifications turbinados: o iOS 8 permite interação com os pushes, o que enriquece a experiência, proporcionando um maior engajamento dos usuários com sua marca.

Efeito do push em engajamento em apps

Crescimento da abertura de apps gerada por Notificações Push em apps do mundo todo – Julho 2014

Pushes já possuem um papel muito importante na ativação e engajamento de usuários de apps dos mais diversos segmentos. Uma pesquisa de Julho de 2014 feita pela Localytics divulgou que usuários com pushes ativados têm um engajamento em média 88% maior. Em segmentos como e-commerce, esse ganho de engajamento é ainda mais visível: em média 278% maior engajamento (medidos pela abertura / launch dos apps).

Com as notificações (pushes) interativas, usuários podem efetuar ações na “Lock Screen”, “Notification Center” e nas áreas de banners. É possível exibir até duas opções de ações, como por exemplo “Sim/Não”, “Quero/Não Quero”, “Compartilhar/Agora Não” e assim por diante.

As notificações interativas tendem a levar a uma menor taxa de desativação das notificações push, o que é excelente para quem tem um app publicado. Tendência essa, claro, considerando que você use as notificações interativas de forma inteligente e que agregue valor aos seus usuários.

Casos de uso das notificações interativas – algumas possibilidades

  • Interações sociais, solicitação de compartilhamentos e reviews
    É possível enviar um push pedindo que seu usuário curta sua página no Facebook, siga sua marca no Twitter, compartilhe um conteúdo em suas redes sociais ou, ainda, escreva um review sobre seu aplicativo. Lembrando que reviews têm impacto no seu rankeamento na App Store e que as demais opções aqui apresentadas crescem seu app organicamente, portanto são todas boas alternativas de uso;
  • Distribuição de Cupons, Ações Promocionais e Login em conta
    Pela característica interativa, é possível pedir que seu usuário faça login em seu app a partir da notificação, que ele entre em um cupom que você acabou de enviar para ser automaticamente aplicado na sua conta ou acesse direto sua categoria em promoção;
Notificações interativas e-commerce

Exemplo de uso de notificações interativas para app de e-commerce – Fonte: Urban Airship

  • Cross promotion
    Caso você tenha mais de um app, você pode usar as notificações interativas para divulgar outros de seus apps. Win, win, win!!! Pense também em atividades de business development que permitam acordos com outros apps para esse tipo de cross promotion.

Widgets no “Hoje”

A Apple agora deu acesso para que publicadores de app tenham acesso ao “Hoje” (“Today” para dispositivos rodando em inglês). Anteriormente, somente os apps “Stocks” (Bolsa) e “Weather” (Tempo), tinham acesso a essa área.

Essa é uma excelente oportunidade para que apps ofereçam funcionalidades limitadas na “Central de Notificações” dos usuários: uma pequena parte do que seu app oferece como um todo, mantendo presença constante no dia a dia dos seus usuários / clientes.

Ao atualizar meu iPhone para iOS 8, do meu conjunto de apps instalados, o Kindle, Evernote e Dropbox passaram a fazer uso dos “Widgets”:

App Preview – Vídeos na App Store

Além de ajustar seus screenshots para conter os novos formatos do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, você tem a opção de adicionar um vídeo, chamado de “App Preview“, de até 30 segundos sobre seu app. Mais uma pequena mudança que impacta no marketing de apps no iOS 8.

Você pode subir vídeos específicos para iPhone e iPad e utilizar como um trailer / demo do seu app. Como anúncios em vídeo costumam funcionar melhor do que banners, aqui vale o mesmo racional: é uma maior oportunidade para para instigar os usuários quanto ao conteúdo e funcionalidades do seu app.

Existe inclusive um destaque “Apresentando Prévias” nos “Destaques” da App Store atualmente:

“Explorar” na App Store

Mais uma pequena mudança do iOS 8 que tem impacto no marketing do seu app: agora a opção “Explorar” (Explore) está com uma ênfase maior na descoberta de novos aplicativos e navegação: foram adicionadas sub-categorias e coleções com curadoria.

São mais opções para descobertas de aplicativos: posso ver os apps mais populares próximos a mim (basta habilitar para que seu dispositivo tenha acesso à sua localização) e navegar pelas sub-categorias.

Resultados com Scroll na App Store

Outra mudança dentro da App Store é o formato de exibição de resultados de apps buscados. Enquanto no iOS 7 os resultados eram exibidos dentro de caixas, como se fossem “cartões”, o iOS 8 exibe os resultados em uma listagem que permite scroll, similar ao comportamento dos newsfeeds de redes sociais como Facebook e Twitter.

Essa alteração facilita a descoberta de novos apps e beneficia apps que não estejam no “Top 10”.

Outras mudanças

Existem várias outras mudanças que impactam de forma menor sua estratégia de marketing como App Bundles, App Analytics, Continuidade, a falta de suporte para iOS 4 e os dois itens a seguir:

  • Redução de número de apps nos “Top Charts”
    Até antes do lançamento do iOS 8, a Apple já havia reduzido de 300 para 150 o número de apps nos “Top Charts”. Não devemos ver grandes mudanças em termos de resultados de marketing para os apps pela pouca frequência com que um usuário passa da posição 150 ao pesquisar apps nos charts;
  • Trending Searches
    Exibição de pesquisas quentes do momento: aumenta a descoberta de apps e potencializa as apps / tópicos que estão em evidência.

E você? Como fará uso das novas ferramentas para seu aplicativo no iOS 8? Deixe suas ideias nos comentários!