Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Intercon Android 2014

  • Blog
  • 27 de Setembro de 2014

Participamos no último sábado do Intercon Android 2014, que já é considerado o maior evento técnico de Android da América Latina, com a participação de cerca de 400 desenvolvedores e 11 palestrantes. O foco dos assuntos foi mais avançado e colaborativo, e duas pessoas do nosso time mobile palestraram: Victor Nascimento, que falou sobre integração contínua em Android, e Jorge Diz, que falou sobre o tema “Repensando as técnicas para a qualidade no ecossistema Android”.

De cara, já ficamos impressionados com a qualidade da organização do evento, que foi realizado no Hotel Intercontinental, na região da Av. Paulista, em São Paulo. Os coffee breaks, estandes dos patrocinadores, brindes e material foram todos muito bem organizados. Ganhamos até um robozinho (bem fofo!) que fez parte da “trilha sonora” do evento durante todas as palestras, junto com uma DJ (chique, não?) que foi responsável por manter o pessoal animado durante os intervalos.

20140920_115012

E o conteúdo? Bom, para começar, o chief officer da Abril Manoel Lemos deu uma visão geral de como está o mundo Android, as transformações desse mundo e o oceano de oportunidades que os desenvolvedores podem desbravar. Em seguida, uma palestra divertida sobre como o Android está relacionado com drones, Lego Mindstorm e Geolocalização, com o Prof. Fernando Veiga, Lego Robotics Scientist, e Ricardo Ogliari, desenvolvedor Android sr. do EasyTaxi. Teve até um robozinho tocando o hino do Grêmio durante a palestra.

Victor Nascimento, nosso consultor especialista em Android, falou sobre Integração Contínua, tema já bastante divulgado aqui no Blog. Os slides que ele apresentou estão aqui:

Ele foi até combinando com o cenário, olha só:

IMG_0113

Suelen Carvalho, da Viva Real, falou sobre como monetizar seu app com o Google Play In App Billings, e logo depois dela foi a vez de Luis Cipriani, que é developer advocate do Twitter, falar sobre como construir apps de qualidade com a plataforma móvel do Twitter. Depois do intervalo para almoço, Jonas Alves, da Infopic, falou sobre como inovar na experiência do usuário usando transformações de views, uma palestra um pouco mais voltada para UX e design. George Silva, community manager de Android pela Intel, falou sobre como desenvolver uma app sem gastar energia e, para finalizar o segundo bloco de palestras, nosso consultor Jorge Diz fez uma palestra sobre qualidade e testes no ecossistema Android. Seguem os slides dele:

20140920_154333

Depois do coffee break o evento foi finalizado com chave de ouro, por duas palestras bem interessantes. Uma do Ubiratan Soares, sobre a relação entre Android e NDK, que vai além da performance, e outra de Horácio Soares, que fez alguns testes de usabilidade ao vivo e aplicativos orientados ao usuário.

E não foi só isso. O evento ainda teve o apoio da Appsterdam, que promoveu três meetups em uma sala paralela. Um sobre a visão e experiência sobre startups de três lados (empreendedor, corporativo e contratado); um sobre o que é ser evangelista e outra sobre o Material Design e os novos aparelhos Android.

Ficou com vontade? Esse vídeo resume tudo o que rolou lá em pouco mais que dois minutos e meio:

O site do evento deve liberar mais fotos e vídeos em breve, então fique atento! Lá no nosso Facebook e no nosso Twitter nós também colocamos algumas outras fotos em tempo real. Nós aqui da Concrete Solutions agradecemos ao pessoal da iMasters pela oportunidade de participar desse evento e parabenizamos todo o pessoal envolvido na organização.

Obrigada! =)