Concrete Logo
Hamburger button

Como usar o Banco do Brasil no Linux

  • Blog
  • 12 de Novembro de 2014
Share

Usuário de Linux sofre. Quando eu decidi migrar meu desktop definitivamente para Linux, comecei a enfrentar diversos problemas de compatibilidade.

Eis que surgiu o Java e a promessa de compatibilidade com todos os dispositivos, em todos os sistemas operacionais. Depois de um tempo foi possível perceber que as coisas não seriam bem assim: tinha JVM da Sun, da Microsoft, da IBM, da XPTO… e uma quantidade enorme de bugs e falhas graves de segurança.

Por diversas questões (inclusive de licenciamento), o Linux não vem por padrão com a JVM da Oracle (empresa que comprou a Sun, criadora do Java). A comunidade sempre deu seu jeitinho, mas recentemente o projeto OpenJDK é unanimidade. Tanto que todas as novas funcionalidades do Java estão sendo desenvolvidas nesse projeto e sua compatibilidade com a distribuição oficial da Oracle é muito boa. Porém, nada é perfeito…

Além das diferenças de fabricantes, talvez pelo sucesso do Java, as versões passaram a ser lançadas cada vez mais frequentemente: java6, java7 e java8 brigam por espaço no servidor.

Há alguns anos, os bancos em geral adotaram o Java com o famigerado “tecladinho virtual na tela”, que era basicamente um applet (pequeno aplicativo que roda em um plugin no navegador).

Muitos bancos mudaram a abordagem de segurança durante o login, mas o Banco do Brasil persiste até hoje na tecnologia do applet jar.

Eu sou correntista do Banco do Brasil e até um certo tempo atrás eu conseguia acessar usando qualquer browser, desde que tivesse um plugin Java.

Anos depois, o BB cortou a compatibilidade com algumas versões do Java, e eu conseguia acessar apenas usando o Firefox e o Java da Oracle.

Mais ou menos nesta época, o Google cortou a compatibilidade com plugins NPAPI do Firefox, e o Java plugin deixou de funcionar no Chrome, conforme anunciado no fórum do navegador.

Foi quando, há alguns meses, tentei acessar e me vi completamente travado. Eu não tinha mais acesso ao meu Web Banking! Após colocar os dados de agência e conta, eu ficava travado na tela do plugin de verificação de segurança, mesmo com a última versão do Java Oracle rodando na versão atualizada do Firefox.

W1No lugar onde deveria abrir o campo para digitação da senha, aparecia apenas um retângulo branco.

Comecei, então, a testar vários conjuntos de sistemas + versões de JVM + versões de navegadores, e cheguei a um processo simples que pode ser reproduzido facilmente.

Anote a lista do que será necessário:

  • VirtualBox
  • Vagrant
  • Box do Debian Wheezy 64

Não vou entrar no detalhe de como instalar o VirtualBox e o Vagrant, mas se vocês quiserem, deixem um comentário nos posts que eu faço um artigo focado nos dois programas, ok?

Com o VirtualBox e o Vagrant instalados, abra um terminal com o seu usuário.

Primeiramente, vamos baixar a box Debian Wheezy 7.6 amd64 (Minimal + VirtualBox Guest Additions 4.3.16, 2014.09.28):

vagrant box add debian64 https://github.com/jose-lpa/packer-debian_7.6.0/releases/download/1.0/packer_virtualbox-iso_virtualbox.box
W2

Esta parte vai demorar um pouco, dependendo do seu link. O download do HD virtual da VM é um pouco pesado.

Depois de fazer o download da imagem do Debian, vamos criar um diretório para a nossa box. 

mkdir banco_do_brasil
cd banco_do_brasil
vagrant init debian64

W3

Com a box criada, já podemos iniciar o sistema.

vagrant up

W4

Agora é fácil: vamos atualizar a lista de programas e instalar o OpenJDK6, seu plugin, o Firefox (que no Debian se chama Iceweasel, mas é basicamente a mesma coisa), e mais algumas bibliotecas e programas do servidor Xorg. Podemos fazer tudo em um comando:

vagrant ssh -c “sudo apt-get update; sudo apt-get install -y task-lxde-desktop iceweasel icedtea-6-plugin openjdk-6-jre”

W5

Esta parte também vai demorar um pouco (também depende do seu link), pois o Debian vai baixar vários programas e suas dependências.

Esta box vai ficar bem completa, inclusive com LibreOffice  e outros aplicativos de desktop, mas se você quiser algo mais enxuto, pode remover da lista o pacote task-lxde-desktop.

Pronto! Temos uma pasta que contém uma box preparada para acessar o Banco do Brasil.

Para acessar o banco, execute:

ssh -X vagrant@localhost -p 2222 “firefox”

Coloque o endereço do BB na janela do browser que abrirá, preencha os campos com seu login e senha, clique em “allow” para permitir a execução do Java, clique em “Run” na janela do applet e lá está a tela de prompt da senha!

W6

Depois de usar o Web Banking, basta desconectar o SSH e desligar sua box:

vagrant halt

W7

Bom, pessoal, é isso. Em breve teremos mais posts sobre virtualização aqui no blog. Tem alguma dúvida ou sugestão? É só deixar seu comentário abaixo.

Abraço e até a próxima.