Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 posts mais lidos do ano

  • Blog
  • 30 de Dezembro de 2014
Share

Chegamos ao fim de 2014 e esse foi um ano bastante produtivo no nosso Blog. Falamos muito sobre mobile, sobre desenvolvimento web, sobre empreendedorismo e inovação e diversos outros temas. Afinal, nossa maior intenção é compartilhar o conhecimento que adquirimos para que cada vez mais pessoas nos ajude na busca pelo jeito certo de desenvolver produtos digitais. Para fechar o ano com chave de ouro, reunimos em um só post os dez posts mais lidos em 2014. Vem ver!

1. Como desenvolver app iOS com TDD, cobertura e integração contínua, de Thiago Lioy

O primeiro lugar da nossa lista foi sobre um dos assuntos mais discutidos durante o ano. Integração contínua é a prática que se propõe a resolver o “integration hell”, quando diversas partes do código e/ou projeto funcionam separadamente, mas juntas são incompreensíveis. A ideia é que integrar as partes distintas do código na maior frequência possível, ou continuamente. Assim, evitamos problemas graves na fase final e garantimos a qualidade. Neste post, que faz parte de uma série com quatro textos, Thiago Lioy faz um passo a passo sobre como desenvolver um aplicativo usando integração contínua, TDD e cobertura para iOS. Publicamos até um e-book sobre o assunto, que você pode baixar aqui.

2. Como fazer login com Facebook usando Java: Client Oauth 2.0, de Glendon Leitão

Recentemente, muitos aplicativos têm adotado o Facebook como uma forma de login, uma vez que é a maneira mais simples e rápida de conferir os dados corretos do usuário. Neste post, Glendon ensina como usar a Graph API e como funciona o fluxo para ter acesso às informações do seu usuário no Facebook usando apenas Java.

integraçaocontinua

3. Como fazer integração contínua no Android, de Victor Nascimento

Você, desenvolvedor Android, achou que ia ser esquecido? Claro que não! =) O Victor Nascimento também ensinou o passo a passo da integração contínua no Android, começando pela apresentação e histórico dos sistemas de build e IC no Android, passando pela configuração das dependências e do ambiente, por como usar o MAVEN e criar o projeto de teste até chegar à cobertura dos testes. O assunto também virou um e-book, que você pode baixar aqui.

4. Como configurar duas contas do Dropbox para o mesmo usuário no Mac OS X, de João Felipe

No nosso dia a dia, muitos problemas parecem simples demais para buscarmos uma solução, mas mesmo assim acabam nos tomando um tempo considerável. Parece ser o caso de usar duas contas do Dropbox diferentes no mesmo usuário. Pensando nisso, João Felipe fez um tutorial bem rápido de como resolver o problema para o Mac OS X e acabou ficando com a nossa quarta posição no ranking. Se você é usuário do Windows, não se preocupe. João Felipe também fez o tutorial e você pode ver aqui.

5. It’s product management, stupid!, de Fernando de la Riva

Não somos uma empresa de software. Nós desenvolvemos produtos digitais. Essa foi a conclusão de Fernando de la Riva com as referências que teve ao longo de 2013, dentre elas o livro Inspired, de Marty Cagan. Neste post, Fernando enumera as oito práticas (que posteriormente se transformaram em nove) que evoluímos desenvolvendo softwares e aplicativos mobile ao longo de mais de dez anos: engenharia ágil e cloud, UX, product e customer Discovery, execução de produto, growth hacking, métricas, governança de produto e organização e cultura.

6. Os seis papéis em um time ágil, de Daniel Braz

Apesar de bastante difundida e aceita como a melhor forma de se desenvolver software atualmente, a taxa de adoção da metodologia ágil ainda é muito pequena no Brasil. Por isso, buscamos compartilhar as ideias mais simples do Scrum, como por exemplo esse post do Daniel Braz, em que ele explica quais as principais funções dos seis (agora sete) papéis que envolvem o desenvolvimento ágil. A saber: Product Owner (PO), Scrum Master, equipe de desenvolvimento, Growth Hacker, professional de UX e DevOps.

Papéis

7. 10 motivos que levaram o Facebook a pagar U$ 19 bilhões pelo Whatsapp, de Fernando de la Riva

Fernando de la Riva faz uma análise do maior negócio de tecnologia da história: a compra do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp pela gigante rede social Facebook. O negócio envolveu US$ 19 bilhões e Fernando lista o crescimento da base de usuários, a opção de penetração internacional e a popularidade do social messaging móvel como alguns dos motivos para o investimento.

8. (2+2) Como e quanto custa colocar seu site no AWS S3, de Victor Oliveira

Para desenvolver softwares e aplicativos do jeito que acreditamos ser o melhor, cloud computing é essencial. Precisamos de segurança, agilidade e escalabilidade, ainda mais quando lidamos com e-commerce, por exemplo. Nós utilizamos os diversos serviços da AWS (Amazon Web Services) e não apenas para nossos clientes, mas para nós mesmos, porque realmente acreditamos que é a melhor empresa de cloud do mercado. Neste post, Victor Oliveira ensina passo a passo como e quanto custa colocar seu site no AWS S3.

cloud1

9. 10 dicas para quem está começando, de Fernando de la Riva

E na penúltima posição do nosso ranking, mais um post voltado aos negócios e aos pequenos empreendedores. Com base na experiência de mais de 25 anos, Fernando de la Riva listou alguns de seus aprendizados, como waterfall é a fonte de todas as desgraças, software é uma ferramenta de aprendizado e execução, não mágica e não existem atalhos, por exemplo. Se você está começando a empreender ou pensando nisso, vale a leitura.

10. Você sabe o que é UX?, de Mayara Campos

Para finalizar o nosso ranking de 2014, um dos assuntos chave quando falamos de desenvolvimento mobile. A User Experience, ou experiência do usuário, é a base para qualquer aplicativo. Neste post, Mayara Campos fala sobre o que é, como funciona e qual é o trabalho de um profissional de UX, bem como as fórmulas do sucesso para essa prática.

E é isso! Foram mais 57 mil visualizações no nosso Blog em 2014. Obrigada a todos os leitores e contamos com o feedback e comentários de vocês para continuarmos produzindo conteúdo de cada vez mais relevância.

Feliz 2015!