Concrete Logo
Hamburger button

Nossos números mobile em 2014

  • Blog
  • 3 de Janeiro de 2015
Share

Fazendo um balanço do ano que acabou de terminar, podemos dizer que foi o ano do Mobile. Aliás, já em Janeiro fizemos um evento sobre mobile commerce e ao longo do ano fomos evoluindo e aprendendo cada vez mais com o desenvolvimento de nossos projetos. Descobrimos que mobile was eating the world e decidimos embarcar nessa viagem, procurando aprender cada vez mais sobre o tema.

Dos 25 eventos que participamos ou organizamos no último ano, 13 foram relacionados a Mobile. Foram 14 palestras ministradas pelo nosso time, sobre os mais diversos temas: integração contínua, BaaS, times mobile e ágeis, etc. Realizamos quatro eventos sobre o assunto, dois sobre mobile commerce, com Victor Lima como palestrante, no Rio e em São Paulo, e dois Coders on Beer, um sobre Android e um sobre iOS.

O único webinar que transmitimos em 2014 foi sobre mobile, com Fernando de la Riva e Victor Lima comentando as novidades do ano de Apple e Google. O assunto também este presente na maior parte dos textos de Fernando de la Riva para a Exame.com, uma vez que qualquer dica para startup atualmente acaba envolvendo mobilidade. Fernando deu, por exemplo, dez dicas para elaborar sua estratégia mobile, em novembro. E falando em imprensa, nosso gerente da área mobile também ajudou em uma matéria super legal da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, sobre “Como fazer negócios pelo celular”, em setembro.

PEGN

O Blog não poderia deixar de refletir esse cenário: dos 164 posts publicados em 2014, 58 textos foram encaixados na categoria de mobile. No total, tivemos mais de 58 mil visualizações, com quase 51 mil visualizações únicas. O tempo médio de leitura do blog em 2014 foi de 2:49, e grande parte disso devemos ao nosso conhecimento e experiência no desenvolvimento móvel. Ainda tivemos alguns textos publicados no Portal da iMasters, como este em que Fernando de la Riva fala sobre a MobileFirst ou este da Tahiana D’Egmont sobre como engajar usuários em mobile, e no Portal E-Commerce Brasil, como essas dez dicas para entrar no mobile commerce, do Victor Lima.

Mobile Commerce (3)

Mas e a prática, como foi? Bom, Victor Lima nos deu alguns números: foram gerados 2.170 releases, distribuídos em 45 aplicações dos nossos clientes mobile. Foram 19.979 visualizações de tela e 8.255 sessões de 1.516 usuários diferentes no MobRelease, a nossa “lojinha” de publicação interna de aplicativos para os nossos clientes. Os campeões de visualização foram os apps para Android e para iOS da Dafiti, que por sinal foi escolhido como um dos melhores de 2014 pela própria Apple. No total, foram oito projetos, de oito clientes diferentes, plugados em Integração e Deployment contínuos.

mcommerce-Dafiti

Ufa! Deu para notar que foi um ano bastante produtivo, não? Pois é, nossa intenção é continuar aprendendo e compartilhando nossas experiências em 2015. Como já dissemos aqui, desenvolvimento mobile é um aprendizado constante e temos certeza que vamos descobrir muitas coisas nesse ano. Então, vamos procurar fazer eventos, webinars e posts cada vez mais interessantes sobre o mundo mobile em geral.

Feliz ano novo e fique ligado!