Concrete Logo
Hamburger button

As novidades da Microsoft para 2015

  • Blog
  • 27 de Janeiro de 2015
Share

Na semana passada, a Microsoft fez um evento para divulgar as novidades da empresa para 2015. Dentre os anúncios, o que era mais esperado e o que chamou mais a atenção foi, claro, o lançamento do Windows 10. Mas em geral vem muita coisa nova por aí! De cara, uma coisa boa: o Windows 10 vai ser DE GRAÇA para quem já possui Windows 8.1, Windows 7 ou Windows Phone 8.1.

Dentre os outros anúncios estão desde um novo browser, ainda com codename de “Project Spartan”, até Hololens: a nova tecnologia de realidade aumentada da gigante.

This is “Spartan”

Rafael1

A primeira novidade é o novo browser que a Microsoft pretende disponibilizar, o Project Spartan. A ideia é que seja um browser mais leve. Assim como o Chrome o Firefox, o Spartan vai permitir a extensão com plugins, além de fazer também com que você possa fazer anotações nas páginas, e elas serão automaticamente salvas no seu OneDrive.

Outra feature que o “Spartan” traz é a chamada Cortana, uma assistente virtual que vai poder te ajudar em pesquisas na web e até recomendar áreas da página que você está acessando. Outro ponto importante do “Spartan” é que ele vai ser um aplicativo, e não parte do Sistema Operacional, o que faz com que ele possa ser atualizado com mais frequência. É de se esperar também, com a nova onda multiplataforma da Microsoft, que o novo browser possa aparecer também para Android e iOSs.

Vale lembrar, porém, que o Spartan não tem a pretensão de substituir o Internet Explorer, uma vez que este ainda continuará recebendo suporte e atualizações.

Continuum

A ideia do outro lançamento da Microsoft, o Continuum do Windows 10, é que você possa ter o melhor dos mundos do tablet e do PC simultaneamente. Se você tiver um conversível, essa feature vai ser ótima para você.

O Ccontinuum funciona da seguinte maneira: digamos que você tenha um Surface Pro, por exemplo. Ao conectá-lo a um teclado, o Windows se molda como se você estivesse em um desktop, ou seja, o menu iniciar como gostamos vai estar lá e todos seus apps estarão com os botões de maximizar e fechar semelhantes à sua experiência no Windows 7. No momento em que você desacoplar o teclado, por sua vez, o Windows se molda para um tablet! Seu menu iniciar fica em tela cheia, virando a tela inicial, e seus apps se comportam como os apps de um tablet, exatamente como é um Surface Pro atualmente.

Touch-First Office

Rafael2

 

Os novos Offices de “primeiro toque” foram atualizados de acordo com o modelo “Universal Apps”, ou seja, agora sua experiência ao usar o Office será a mesma independentemente da resolução de tela, do sistema operacional ou do device em que você estará usando o Office.

Xbox One com Windows 10

Você é daqueles que é fã de Xbox, mas passa um calorão para jogar na sala sem ar condicionado? Com o Windows 10 no seu computador, vai ser possível realizar streaming dos seus jogos do Xbox para o PC. Assim, você pode usar o ar condicionado do seu quarto e jogar Xbox sem passar calor. Além disso, o Windows 10 vem com o DirectX 12, que já foi adotado pelo Unity para desenvolvimento de games.

E Windows 10 no Xbox One? Na apresentação, a Microsoft comentou que teremos novidades sobre o assunto em um evento em março, que provavelmente será a Game Developer Conference.

Surface Hub

Para agilizar o início de reuniões e brainstorms, a Microsoft anunciou também o Surface Hub, um “monitor” de 55 ou 84 polegadas, sensível ao toque e com caneta para desenho digital. A novidade usa o Skype para conferências e o OneNote para anotações, e funciona da seguinte forma: após agendar uma reunião pelo Outlook, em apenas um toque o Surface Hub abre o OneNote e inicia a conferência para os participantes. Além disso, durante a reunião você também pode abrir qualquer outra aplicação, como Photoshop ou Sublime para mostrar algo, graças ao Windows 10. A reunião também é finalizada com apenas um toque, e o Surface Hub envia as anotações ao e-mail de todos os que estavam presentes automaticamente.

Hololens

Rafael3

Por fim, a última surpresa anunciada pela Microsoft na última semana foi o Hololens, óculos de realidade aumentada. A ideia é te colocar em um mundo no qual realidade e hologramas se unem. Imagine, por exemplo, você poder assistir ao Netflix em qualquer lugar por meio de uma tela projetada por hologramas. Mais além, imagine poder treinar mecânica sem um “carro”, ou praticar uma cirurgia delicada sem um corpo ou até ter a Cortana ao seu lado como o Chief em Halo. Tudo isso vai poder ser holograficamente projetado pelo Hololens, de acordo com a Microsoft.

O Hololens conta com uma CPU, uma GPU e uma HPU (Holographic Processing Unit) para reproduzir os hologramas. Por isso, basta ter o óculos e internet para reproduzir o holograma, nada mais.

E é isso! A apresentação na íntegra está disponível no Channel9 e pode ser vista aqui. Se você tem alguma dúvida, ou acha que eu esqueci alguma coisa importante no texto, é só deixar seu comentário aqui embaixo. Até a próxima!