Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Cocoaheads SP de março

  • Blog
  • 1 de Abril de 2015
Share

Na última quinta-feira, aconteceu no escritório da pagar.me mais uma edição do Cocoaheads SP. O evento, para quem não conhece, é regular e acontece em todo o mundo. No Brasil já é realizado em 18 cidades de 13 estados, com foco no desenvolvimento de aplicativos para OS X e iOS. Em São Paulo, nós fomos os responsáveis pelos comes e bebes, porque gostamos de apoiar iniciativas que promovam a troca de conhecimento e a evolução da comunidade.

Um oferecimento da pagar.me e da Concrete Solutions.

Um oferecimento da pagar.me e da Concrete Solutions.

A organização do evento é da embaixada brasileira de Appsterdam, na qual colaboro. Para saber mais, veja as páginas CocoaHeads: International Cocoa Club, do CocoaHeads Brasil, e nossa página no Meetup para saber a programação dos próximos eventos.

A ideia aqui em São Paulo é ter, em média, três palestras por noite, variando o nível técnico e às vezes abrigando outros tópicos relacionados ao desenvolvimento de apps, como App Store Optimization, design, usabilidade e negócios e empreendedorismo, por exemplo, mas sempre com foco técnico.

Desta vez, foram três palestras e mais duas talks curtas. Eu comecei com a palestra Design de Arcabouços: definindo uma arquitetura de fluxo de trabalho para o desenvolvimento ágil de múltiplos projetos. Falei bastante sobre Xcode, consolidando conceitos básicos e intermediários, e mostrei como usar repositórios privados para compartilhar código e recursos do projeto, além de apresentar algumas outras técnicas de como escalar o projeto para um time grande envolvendo vários apps.

Em seguida, o Alexandre Garrefa falou rapidamente sobre a Concrete Solutions, um pouco sobre como trabalhamos e porque você deve vir trabalhar conosco. Só para lembrar: estamos contratando 🙂 Para saber mais, veja as vagas abertas aqui, e se quiser participar da seleção para trabalhar com iOS, é só completar o nosso desafio.

Tivemos então mais uma palestra rápida, na qual a Mariana Camargo falou um pouco sobre a Startup Farm e fez um chamado para novos empreendedores.

Palestrantes da noite. Da esquerda para a direita: Karuan Bertoluci , Antoine Barrault e Tales Pinheiro, também conhecido como eu :)

Palestrantes da noite. Da esquerda para a direita: Karuan Bertoluci , Antoine Barrault e Tales Pinheiro, também conhecido como eu 🙂

Tivemos em seguida a excelente palestra Inovação & User Experience – Estética ou Funcionalidade?, do Karuan Bertoluci. Karuan partiu das ideias do Juicy Salif, um espremedor de laranjas icônico, e do consagrado designer Phillipe Starck, que acabaram sendo usadas mais como objetos de arte e decoração do que como propósito inicial para design. Karuan usou os conceitos dos autores para falar de estratégias para fazer com que as inovações propostas pelo app não se percam com a funcionalidade, mudando seu uso real.

Por último mas não menos importante tivemos o francês Antoine Barrault, com a palestra Apple Watch – Exploring the possibilities. Novamente uma palestra técnica, mostrando como fazer um app bacana para o Apple Watch, mostrando como contornar algumas limitações técnicas e de UI/UX.

Espero ver bastante gente no próximo CocoaHeads SP 🙂 Fique ligado no nosso meetup e nas redes sociais da Concrete para saber dos próximos eventos. Ficou alguma dúvida, quer mais detalhes sobre alguma palestra ou tem alguma coisa a dizer? Deixe abaixo seu comentário! Até a próxima.

Obs: um obrigado especial ao Augustin Carballo pelas fotos. Se quiser ver mais, tem bastante no perfil dele no Facebook.