Concrete Logo
Hamburger button

Os apps mais usados na Concrete

  • Blog
  • 9 de Maio de 2015
Share

Em uma conversa interna entre o time de desenvolvimento mobile, surgiu a curiosidade sobre quais são os apps que o pessoal mais usa. Decidimos, então, fazer uma pesquisa interna só para satisfazer essa curiosidade. Claro que nosso campo de pesquisa é reduzido, não temos uma diversidade que justifique uma pesquisa representativa (afinal, todos aqui são desenvolvedores mobile) e nossos métodos não são os mais confiáveis, mas os dados foram suficientes para chegarmos a algumas conclusões, como o poder inquestionável do Facebook, por exemplo.

Os critérios usados foram os prints das telas de uso de bateria e uso de dados dos 21 smartphones que compõem nosso grupo no Whatsapp. Do total de aparelhos, quatorze utilizam o sistema operacional Android, enquanto metade disso (sete) são iPhones. Analisamos os prints e selecionamos os três apps que ficaram nas primeiras posições em cada um deles. No total, apareceram 34 aplicativos diferentes, o que pode significar que nossos desenvolvedores mobile realmente usam bastante seus smartphones. =)

Prints

Agora vamos parar de conversa e partir para os resultados. A principal conclusão, que não é lá muito surpreendente, é a que Mark Zuckerberg e o Facebook dominam nosso celular. Os aplicativos do Whatsapp e do Facebook são disparados os líderes de uso aqui na Concrete, com 15 e 13 aparições, respectivamente. Em segundo lugar está o Google, com o app do Chrome, do Hangout e do Gmail, com 7, 6 e 5 aparições respectivamente. Logo atrás aparece o Instagram, outro app do Facebook, com 5 aparições.

mark

Com esses dados, ainda pudemos observar que Whatsapp, Facebook e Hangout são os aplicativos que mais usam bateria de nossos desenvolvedores mobile, em ordem decrescente. Por sua vez, Facebook, Chrome e Whatsapp são os três apps que mais usam a rede de dados dos nossos funcionários. Reiteramos que o método e o formato da nossa pesquisa por si só não podem ser considerados suficientes para uma pesquisa, mas mais que suficiente para satisfazer nossa curiosidade. =)

Para finalizar, algumas curiosidades. Dentre os jogos, o “Clash of Clans” (que você pode baixar aqui para Android e aqui para iPhone) lidera, seguido pelo “Ingress” (Android/iOS), mas apareceram nos prints também o “Daddy Was a Thief” (Android/iOS) e o CivCrafter (Android/ iOS). Dentre os leitores de RSS e organizadores de conteúdo destacam-se o Feedly (Android/iOS), o Flipboard (Android/iOS) e o Readability (Android/iOS). E o Spotify (Android/iOS), para ouvir músicas, merece uma menção honrosa por ser o único do tipo a aparecer entre os apps mais utilizados, no celular de 20% dos nossos entrevistados.

clash

Quer contribuir com a nossa pesquisa? Acha que outros apps deveriam estar na lista? Quais são os seus mais utilizados de acordo com o critério que utilizamos? Fique à vontade para usar o campo abaixo =) Até a próxima.