Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Front In Fortaleza 2015?

  • Blog
  • 2 de Junho de 2015

No último dia 16 de maio, aconteceu em Fortaleza o maior evento de Front End do Ceará, chamado de Front in Fortaleza. O encontro foi no teatro principal da Faculdade 7 de Setembro e está na segunda edição. Além de mim, Elias de Oliveira e Vitor Alencar são os responsáveis pela organização, e pela primeira vez a Concrete Solutions apoiou um evento no Ceará, patrocinando a ida de Pedro Araújo como palestrante. Não nos arrependemos! Foi uma ótima oportunidade para saber mais sobre o desenvolvimento da camada mais próxima dos usuários.

abertura

Abertura do evento

Logo de cara, tivemos o prazer de assistir uma apresentação de Maurício Samy Silva, o Maujor, mais conhecido como dinossauro da web. Ele fez uma apresentação bastante divertida sobre a evolução das animações na web, passando por todo o histórico desde a época dos sites em DHTML. Se você quiser ver a apresentação, está disponível no Slideshare.

Em seguida, Almir Filho deu uma palestra bem técnica com o título “Throttle & Debounce Patterns in web apps”. Almir é desenvolvedor na Globo.com, e se você quiser saber mais sobre o trabalho dele pode visitar o Blog Loop Infinito, do qual ele é um dos autores. Foi bem interessante poder entender como você pode conseguir resolver problemas essenciais para sua aplicação apenas usando esses padrões.

almir_filho

Almir Filho, desenvolvedor da Globo.com

E aí chegou a vez da Concrete! Pedro Araújo, nosso desenvolvedor, falou sobre a parte 2 do HTTP e como essa evolução do HTTP vai mudar a maneira de desenvolvermos websites e aplicações web. Sobre isso teremos um post específico em breve aqui no Blog, por isso não vou me alongar. Só destaco que é importante começarmos a pensar no jeito que vamos desenvolver para HTTP2.

pedro_araujo

Pedro Araújo, da Concrete Solutions.

Outro desenvolvedor da Globo.com, Alexandre Magno, explicou que “sua web não precisa ser necessariamente mais rápida, e sim parecer que é”. Alexandre mostrou vários cases, como do Instagram, por exemplo, para dar dicas de performance para web apps. Ah, o Alexandre também é autor do livro “Mobile First Bootstrap” e escreve neste blog, se você quiser se aprofundar um pouco mais.

Por sua vez, o desenvolvedor da Wobo Inc Luiz Tiago apresentou o tema “Bootstrap: The Right Way”. Os slides que ele usou estão aqui. Em resumo, a palestra deu várias dicas para resolver os problemas causados por muitas vezes os desenvolvedores não consultarem corretamente a documentação.

luiz thiago

Luiz Thiago, desenvolvedor da Wobo

Um dos organizadores do evento, Vitor Alencar falou sobre Ionic Framework. O título da palestra foi “Ionic Rocks”, e a partir dele Vitor mostrou todo o conceito e o ambiente do Ionic, passando pelo Ionic Creator e por vários aspectos do framework que geraram uma discussão muito interessante.

A penúltima palestra foi do CEO da DigitalBits, Guilherme Farias, que falou sobre como aumentar a produtividade e qualidade no desenvolvimento web com Firefox Developer Tools. Guilherme abordou cada uma das características dessas ferramentas e como usá-las para facilitar a vida dos desenvolvedores.

guilherme_farias

Por fim, Joselito Junior, da Tampa Works, falou sobre “noBackend e Offline First: focando em criar experiências”. Joselito deu dicas de como deixar seu app interessante mesmo sem conectividade, considerando um cenário de conexão mobile bastante ruim que temos no Brasil. Você pode saber um pouco mais sobre o Joselito acessando o site dele.

Para terminar, destacamos que foi uma ótima experiência participar desse encontro. Se você tem algum comentário, dúvida ou sugestão para o próximo Front in Fortaleza, deixe nos campos abaixo. Até 2016!