Concrete Logo
Hamburger button

Como foi a Mobile Conf 2015?

  • Blog
  • 8 de Junho de 2015
Share

No último dia 30 de maio, nosso time mobile participou da Mobile Conf 2015, um dos principais eventos sobre desenvolvimento mobile no Rio de Janeiro. A conferência contou com cerca de 400 participantes e 19 palestrantes, entre eles nosso dev iOS Jonas Tomaz, que abordou o tema “One App to Rule Them All: como gerar versões de apps diferentes a partir da mesma base de código”.

IMG_7912

Nosso time na Mobile Conf! Da esquerda para a direita: Victor Nascimento, Davi Silva, Halyson Gonçalves, Victor Lima, Samuel Santos, Luiz Soares, Carol Almeida, Erick Santos, Victor Landeira e Gabriel Brettas.

Em geral, como observou Victor Nascimento, o evento mostrou que estamos com um time muito forte! Todos os assuntos abordados nas palestras nós já estávamos discutindo internamente e já temos opinião formada ou em formação. Muitas pessoas também se interessaram bastante no nosso modelo de especificação por exemplo, que apresentamos no estande.

IMG_7895

Victor Nascimento falando sobre especificações por exemplo na Mobile Conf 2015.

O evento começou com um keynote do Phil Calçado, que está atualmente trabalhando no SoundCloud, em Berlim. Depois, os participantes foram divididos em duas salas, uma com assuntos voltados ao back-end e outra com assuntos voltados a mobile. Na primeira sala, os assuntos variaram desde HTTP2 até APIs Restful, passando por ciência de dados, SOA com microservices e MEAN.

Do outro lado, os assuntos foram PhoneGap, User Experience, Swift e arquitetura de apps em cenários offline, além de Suport Library v22.2 com Android Design Library. Sobre essa última, nosso estagiário Davi Silva contou que o palestrante Walmyr Carvalho comentou os novos itens da guideline que foram adicionados à biblioteca de designer com o objetivo de facilitar o uso de itens como o FloatingActionButton, TextInputLayout, Snackbar, NavigationDrawerView e TabLayout.

davi

Além disso, o palestrante mostrou um projeto de demonstração cedido pelo Chris Banes, responsável pelo desenvolvimento da Design Library. O projeto está no Github e se você quiser saber mais sobre essa palestra, pode acessar aqui a apresentação.

Outra palestra que chamou a atenção na trilha de mobile foi a de Horácio Soares e Leonardo Caetano, que teve como tema “User Experience Mobile: Testando com Usuários”. Segundo Victor Landeira, do nosso time de devs iOS, foi uma apresentação descontraída, e uma das que mais convergiram com a nossa cultura na Concrete Solutions. Os palestrantes falaram sobre a importância dos testes de usabilidade, nossa tendência em seguir design patterns sem estatísticas, os seis pilares para uma UX de valor e, principalmente, boas práticas para testes com usuários. A conclusão da palestra só reforça o que sempre acreditamos por aqui: sempre teste os aplicativos com usuários!

Halyson Gonçalves participou da trilha de back-end e destacou a palestra “Como o HTTP2 vai mudar sua vida”, de Sergio Lopes. Segundo ele, o palestrante fez um review do protocolo, abordando desde o processo de comunicação até as otimizações que são necessárias no HTTP 1.1 para diminuir o tráfego e o número request. Depois da review, Lopes deu início à apresentação da nova versão salientando as novas features, como compressão, multiplexing, criptografia, priorização e binário. Segundo o palestrante, todo esse pacote de funcionalidades incorporadas na nova versão permitem que as aplicações que utilizem o protocolo tenham um bom ganho de performance, principalmente considerando o mundo mobile.

Jonas Tomaz, nosso dev iOS, apresentou uma forma de resolver um problema que tivemos em um de nossos projetos. Um mesmo app, várias versões. Como aproveitar a base de código e não perder tempo desenvolvendo tudo de novo? Jonas explicou de uma forma bastante prática o passo a passo. Se você quiser saber um pouco mais, pode acessar a apresentação dele aqui.

IMG_7952

Palestra de Jonas Tomaz: “One app to rule them all”.

No fim das duas trilhas, tivemos uma série de short talks sobre assuntos diversos. Uma delas falou sobre o uso do AndroidAnnotations, uma das tendências que apostamos faz algum tempo e está cada vez mais presente em palestras. Aqui na Concrete, já utilizamos há mais de um ano, o que significa que apostamos bem!

Halyson também destacou o short talk sobre Roboeletric, framework utilizado para testes unitários em Android. Os palestrantes enfatizaram o quão rápido é rodar os testes de unidade e explicaram que essa agilidade se deve à execução na Java Virtual Machine (JVM), o que não exige emulador ou devices. Além disso, os palestrantes também falaram sobre os tipos de testes que podemos realizar para o mundo mobile e o tempo necessário para o feedback da execução dos testes, conforme a figura abaixo:

Captura de Tela 2015-06-07 às 18.38.41

Outro assunto forte abordado no evento foi teste. Segundo Victor Nascimento, esse requisito está no nosso desafio desde sempre (até mesmo quando sugeríamos fazer em Maven) e agora tanto o Google (muitas palestras sobre o assunto no Google I/O) quanto nossos eventos nacionais estão abordando bastante o tema.

Por fim, vale destacar a integração e troca de experiências que todo evento deste tipo proporciona. Descobrimos que estamos no caminho certo e ficamos com mais orgulho ainda do nosso time. Você também estava lá e tem alguma impressão para compartilhar? Deixe abaixo seu comentário! Até o ano que vem!