Concrete Logo
Hamburger button

O Google I/O no Brasil

  • Blog
  • 12 de Junho de 2015
Share

No último dia 28 de maio, o Google realizou seu principal evento anual, o Google I/O, lá na Califórnia. Aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, a empresa realizou a versão Extended do evento. Foi um dia cheio de novidades, e pude assistir a várias palestras sobre diversos serviços do Google além da apresentação do Keynote de Sundai Pichar em uma transmissão ao vivo do evento principal. Se você quiser saber mais sobre o que o Google anunciou no I/O, veja esse post do Rafael Toledo.

Começamos o dia com Zé Pereira falando sobre inovação em uma palestra chamada de “Consumer Centered Innovation”. Pereita abordou tema de inovação voltada ao consumidor e deu várias dicas sobre como conseguir construir um produto inovador com foco na resolução dos reais problemas dos clientes. A frase de ordem foi “pare de estudar o produto e antes entenda o que o consumidor realmente quer”. Ele também falou sobre o Busines Model Canvas e o resumiu em cinco etapas:

1 – Definir quem é o consumidor;

2 – Construir proposta de valor;

3 – Definir os tipos de comunicação com os clientes;

4 – Definir o mercado;

5 – Encontrar o valor de venda.

Zé também falou sobre o Value Proposition Canvas, que foi inspirado no Business Model Canvas e dá mais ênfase no que o cliente deseja. Ele explicou em quatro etapas:

1 – Descobrir o que o cliente espera;

2 – Descobrir as necessidades e ganhos;

3 – Descobrir o que vai atender as necessidades e aumentar os ganhos;

4 – Descobrir produtos e serviços.

Por fim, Zé Pereira falou sobre como buscar atender todas as necessidades dos clientes em apenas um único produto, e citou como exemplos a cafeteira Nespresso e o smartphone.

palestra um

Gabriel Carvalho

Na segunda palestra do dia, Gabriel Carvalho falou sobre a API do Google Maps e a definiu como uma plataforma de geolocalização para ajudar na tomada de decisão. Mostrou que a API está dividida em quatro pilares: web, Android, IOS e web API. Gabriel disse ainda que o Google Maps Checker, que é uma ferramenta criada pelo Google para verificar se a implementação da API está correta, pode ajudar os desenvolvedores na implementação.

Ainda antes do almoço tivemos Antônio Chaddad falando sobre a Google Cloud Platform, a plataforma de cloud computing do Google. Ele mostrou os benefícios do uso e citou que um grande diferencial é que ao optar por trabalhar nessa plataforma o cliente estará usando a mesma infraestrutura que o Google utiliza. Chaddad ainda falou sobre big data, storage, serviços de computação, mobile e developer tools e também sobre o Google App Engine, que um serviço para alocar Apps.

Na última palestra da manhã, Samuel Menezes explicou sobre Material Design usando um exemplo na prática: ele pegou um app básico de alarme e modificou o layout seguindo os moldes do Material Design. Menezes falou também sobre algumas ferramentas como o Sketch, o Invisio e o Pixate.

Após o almoço, que foi oferecido pelo Google, vimos ao vivo o Sundai Pichar falando sobre as novidades do Google.

Em seguida, voltamos com a programação do Extended com Caio Occhini, falando sobre Monetização com o AdMob. Caio mostrou como funciona a plataforma de anúncios mobile do Google e mostrou como aumentar receita e estender a audiência usando anúncios. Além disso, Caio falou sobre como posicionar o anúncio para que não atrapalhe as funcionalidades de um app, em que tipos de eventos esses anúncios podem ser mostrados e como os anúncios de tela cheia são melhores.

Breno Araújo, por sua vez, falou sobre o tema “Introdução ao Deep link e App indexing”, mostrando o poder e a implementação dessas ferramentas. Segundo ele, desde o ano passado o Google já traz apps na busca orgânica e, usando o Deep Link e o App Indexing, se um usuário buscar um produto no browser do seu celular o Google mostra um link para download do app no resultado de busca. Ao terminar, o Google ainda pergunta ao usuário se deseja continuar e abre o app na página do produto buscado.

A última palestra do dia foi apresentada por Juan Felipe Rincón, direto do escritório do Google na Irlanda, que abordou o tema “Mobile Friendly ou Mobile App”. Em seu discurso, Rincón abordou a diferença em ter um app nativo ou um site amigável. e mostrou que existem algumas soluções que podem melhorar o site amigável, como o app instal banner, que cria um atalho e exibe como se fosse um app no seu smartphone.

Bom, foi isso! Um dia repleto de aprendizado para alguns que não conseguiram ir para São Francisco ver o Google I/O. Valeu o aprendizado e o networking. Foi também e tem algo a contribuir? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!