Concrete Logo
Hamburger button

Como um desenvolvedor comum pode superar os melhores?

  • Blog
  • 20 de Julho de 2015
Share

*Post originalmente publicado em inglês no blog pessoal do autor. Confira aqui.

Nós todos conhecemos aquele cara que foi um excelente programador na época da faculdade, basicamente um gênio. E havia também aquele outro que não lidava bem com programação, era apenas mediano. Assumindo que ambos seguiram a carreira como desenvolvedores de software, a pergunta que fica é: existe alguma forma de o programador mediano ser melhor do que o gênio?

Em primeiro lugar, é preciso que o desenvolvedor “comum” admita para si mesmo que ele está na média. Como aprendiz ele não será tão rápido quanto os outros, então ele não deve esperar ter os mesmos resultados no mesmo tempo. Por exemplo: vamos dizer que um bom desenvolvedor precisa de dois meses para aprender uma nova linguagem. Um desenvolvedor comum não deveria ficar bravo com ele mesmo se precisar de quatro meses. Ele deve entender suas limitações e persistir mesmo assim.

Agora que aceitou quem é e suas limitações, ele deve tentar mudar isso aos poucos, ou seja, focar nas pequenas vitórias e comemorar cada uma delas. O lema do desenvolvedor comum deveria ser: tentar ser 1% melhor a cada dia.

Ele também deve perceber que tem que fazer muito mais que os outros. Por quê? Porque ele não tem escolha. Se não estudar todos os dias quando chegar em casa, se não praticar programação durante os finais de semana, se não ler novos livros sobre desenvolvimento de software com uma certa frequência, ele vai ficar para trás.

Com isso em mente, deixe-me dizer a boa notícia: eu tenho visto uma grande quantidade de “gênios” sendo ultrapassados pelos “medianos”. E na maior parte dos casos, isso acontece por culpa dos primeiros, que se mantém em suas zonas de conforto. Eles simplesmente sabem que são bons e acreditam que não precisam se esforçar muito.

E é exatamente aí que está a oportunidade para o desenvolvedor comum o ultrapassar.

Enquanto o gênio está jogando videogame, o comum está praticando. Enquanto o gênio está assistindo a um filme novo, o comum está lendo um livro de programação, e assim por diante. Então, depois de certo tempo, é inevitável que o nosso gênio da faculdade seja ultrapassado pelo mediano e que os papéis se invertam. É assim que um desenvolvedor comum pode superar os melhores.

Concorda, discorda ou tem algum comentário a respeito? Deixe sua contribuição abaixo!