Concrete Logo
Hamburger button

Como foram os eventos da semana

  • Blog
  • 26 de Julho de 2015
Share

Tivemos uma semana bastante agitada no que se refere à comunidade. Foram três eventos: meetup FrontUX, Cocoaheads e TDC, todos com nossa participação.

Na terça-feira, dia 21, tivemos dois eventos simultâneos nos nossos escritórios no RJ e em SP. Enquanto rolava mais uma edição do Cocoaheads no RJ, o pessoal do Meetup FrontUX se reuniu em São Paulo para bater papo sobre grids. Cerca de 20 pessoas compareceram em cada um dos eventos, e ambos foram uma ótima oportunidade para networking e troca de experiências.

O Cocoaheads começou um pouquinho antes, pouco depois das 19h. Quem deu o start foi Thiago Holanda, nosso funcionário e um dos organizadores, que apresentou a Concrete, o que fazemos, como fazemos, alguns clientes e anunciou nossas vagas abertas. Logo depois dele foi a vez de Leonardo Ventura falar sobre o Sketch, ferramenta para design de layouts.

Thiago Holanda, apresentação da Concrete Solutions.

Thiago Holanda, apresentação da Concrete Solutions.

Em seguida, a aluna do BEPiD Beatriz Magalhães contou sua história pessoal e como ela ganhou uma bolsa estudantil para participar da WWDC, além de ter seu app avaliado pelo próprio Tim Cook. O BEPiD é um laboratório de desenvolvimento iOS localizado na PUC-RJ que tem a colaboração e apoio da Apple. Foi bastante interessante conhecer a experiência da Beatriz.

Por fim, Renan Almeida ministrou a apresentação “Swift Tips & Tricks”, com as novidades da nova linguagem da Apple e algumas comparações com o Objective-C. Ele falou um pouco sobre o jeito Swift de programar e mostrou algumas características meio “obscuras da linguagem”, como inferência de tipo, Optionals e o uso do ? e do !.

Galera concentrada!

Galera concentrada!

Todas as apresentações foram transmitidas ao vivo pelo Periscope, e os links estão disponíveis por um determinado período de tempo. Você pode assistir aqui a apresentação do Leonardo, aqui a da Beatriz e aqui a do Renan. Em breve, disponibilizaremos também as gravações no Youtube.

Agora é a vez de São Paulo! Cerca de 20 profissionais de front end e UX compareceram ao encontro do meetup FrontUX, que procura promover um bate papo bastante informal sobre os assuntos relacionados às práticas. A organização ficou por conta do nosso front end Carlos Daniel Castro, e logo depois de uma pequena apresentação da Concrete (feita por mim!) todos os presentes se apresentaram e começaram um debate sobre grids.

O mais interessante do evento é a possibilidade de interação. Todos os participantes puderam de alguma forma dar a sua opinião e compartilhar seus conhecimentos com todos, não havia apenas um palestrante com o conteúdo. Alguns links e livros foram mostrados como referência durante a discussão. O objetivo, segundo a organização, é melhorar o fluxo de trabalho dos profissionais de cada área, possibilitando que designers falem sobre tecnologia e desenvolvedores falem sobre interface. Se você quiser saber mais sobre os próximos encontros, pode entrar no meetup ou no site do evento.

Pessoal do FrontUX no nosso escritório em São Paulo.

Pessoal do FrontUX no nosso escritório em São Paulo.

Por fim, vale lembrar que também estávamos na TDC 2015! A The Developers Conference é uma das mais antigas e mais conceituadas conferências de tecnologia, e neste ano tivemos quatro palestrantes do nosso time por lá. Na terça-feira, dia 21, Halyson Gonçalves falou sobre Android Design Library e Rafael Toledo sobre Dagger 2 (DI eficiente em Android) na trilha de Android. Na quinta, dia 24, foi a vez de Thiago Lioy falar sobre Automation Culture e Tales Pinheiro participar dos debates sobre Swift e Esteganografia. Ótima oportunidade, como sempre, para networking e compartilhamento de conhecimento. A organização do evento também foi bastante elogiada pelos meninos. Em breve, teremos posts no Blog sobre os assuntos abordados. Fiquem ligados!

Rafael Toledo, sobre Dagger 2.

Rafael Toledo, sobre Dagger 2.

Halyson Gonçalves, sobre Android Design Library.

Halyson Gonçalves, sobre Android Design Library.

Thiago Lioy, sobre Automation Culture.

Thiago Lioy, sobre Automation Culture.

 

E foi isso! Tivemos uma semana bastante agitada, e é assim que gostamos. Que venham mais e mais eventos. Ficou interessado em alguma informação que não coloquei? Deixe seu pedido abaixo. Até a próxima!