Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Coders on Beer sobre .NET

  • Blog
  • 15 de Agosto de 2015
Share

Na última terça-feira, realizamos mais um Coders on Beer aqui na Concrete Solutions em São Paulo. Dessa vez, chamamos o pessoal para comer pizza e tomar cerveja falando sobre desenvolvimento .NET. Para puxar o assunto e iniciar o debate, chamamos nossos devs Daniel Carli, Heucles Junior e Wladimir Junior.

Coders on Beer - .NET

O primeiro a falar foi o Daniel. O assunto era Typescrit e ele mostrou que a linguagem ajuda a adicionar um sistema de tipos no Javascript e prover features planejadas das versões futuras do Javascript na engine atual. A apresentação dele segue abaixo:

Daniel

Em seguida, Heucles Junior falou sobre o node.js para .NET developers. Ele ressaltou que a linguagem facilita a construção de aplicações rápidas e escaláveis, e utiliza um modelo de I/0 orientado a eventos não “blockantes”, o que a deixa leve e eficiente, perfeita para aplicações distribuídas e/ou de tempo real com grandes massas de dados. A apresentação em power point dele foi essa:

Tudo o que ele mostrou no evento está no GitHub, é só acessar aqui.

Heucles

Por fim, foi a vez de Wladimir Junior falar sobre ASP .NET 5 no Linux. Wladimir falou sobre a nova arquitetura, a modularidade, a característica cross plataforma e a otimização para cloud, entre diversas outras coisas. Aqui está a apresentação:

E aqui estão os scripts necessários para preparar o ambiente, que ele prometeu durante a apresentação:
Mono

Kestrel

Dnx

NodeJs

Para a aplicação:

Setup

Criar um arquivo “webapp.sh”

Para iniciar o serviço ao iniciar o Linux:

Para remover o serviço ao iniciar o Linux:

Wladimir

Depois, foi hora de debater sobre os porquês de usar ou não .NET, da relação Microsoft e Linux, das diferenças entre as diversas linguagens e vários outros assuntos. Foi uma ótima oportunidade para trocar ideias e experiências =) Se você quiser ver o evento na íntegra, pode acessar o vídeo no nosso canal do Youtube (já pedindo perdão por alguns erros no início). E se você quiser saber quando vai ser o próximo, se cadastra lá no nosso Meetup.

Ficou alguma dúvida ou quer adicionar um comentário? Fique à vontade nos campos abaixo!