Concrete Logo
Hamburger button

Ajudamos a Centauro a entrar no mundo mobile!

  • Blog
  • 19 de Agosto de 2015
Share

Já está disponível no Google Play e na Apple Store o aplicativo de mobile commerce da Centauro, uma das maiores varejistas de artigos esportivos do país. De acordo com Daniel Vidotti, diretor de TI da loja, “hoje é impossível um e-commerce ficar fora do mundo dos aplicativos”. E ele está certo. Em 2014, cerca de 10% dos consumidores usaram dispositivos móveis para as compras, e a tendência é de aumento.

Vidotti destaca que a ideia da loja é atender da melhor maneira possível os anseios dos clientes. O aplicativo é rápido e aderente à plataforma, além de oferecer informações detalhadas, como ficha técnica, filtros segmentados para personalizar a busca e etc. O desenvolvimento do app durou quatro meses (entre março e julho deste ano) e contou com um time de 11 pessoas, sendo oito da Concrete e três da Centauro. Do nosso lado, participaram como desenvolvedores iOS Lucas Cardinali, Patrícia Souza e Tales Pinheiro; como desenvolvedor Android Rafael Toledo; Matheus Feola como QA, João Ramos como UX e Rafael Pires como DevOps, além do PO Rafael Auday.

1 2 5

Um dos destaques levantados por Vidotti foi a interface do app para Android, totalmente focada no Material Design, do Google. “Preferimos seguir um caminho novo, com design totalmente casado com o Android e que é muito diferente do iOS, o que mantém os clientes com uma experiência com a qual já estão acostumados”, explicou ele. Com isso, a intenção da empresa é que o app tenha uma boa aceitação e seja o início de uma estratégia multicanal, na qual os usuários poderão perceber a integração que já existe dentro do Grupo SBF (formado pelas lojas Centauro e ByTennis).

Dentre os principais desafios, Vidotti cita a integração entre o app e o “core” da empresa, uma vez que foram duas equipes com culturas diferentes e trabalhando de forma distintas em conjunto. Além disso, a criação das interfaces visuais e a manutenção da identidade e brand da Centauro também foi, na opinião de Daniel, um dos principais desafios, superados com maestria por ambas as equipes. Para Rafael Auday, o PO do projeto no nosso lado, o desafio foi mostrar as diferenças entre um site mobile e o app e chegar a um acordo para um aplicativo com boas funcionalidades.

1(1) 2(1) 3(1)

Agora, o próximo passo é explorar a integração entre o app e as lojas físicas. “Uma opção é usar Beacons para que uma pessoa que tenha abandonado o carrinho no app receba uma notificação quando estiver passando perto de uma loja física para entrar e aproveitar uma promoção, por exemplo”, explica Rafael Auday. Atualmente, são mais de 188 lojas físicas da Centauro em 22 estados do Brasil e Distrito Federal.

Você pode baixar o app aqui para Android e aqui para iOS.

Tem algum feedback? Deixe abaixo seu comentário!