Concrete Logo
Hamburger button

Primeiros passos com Electron

  • Blog
  • 4 de Setembro de 2015
Share

*Post originalmente postado no Medium pessoal do autor. Confira aqui.

Não há dúvidas que JavaScript tem crescido muito nos últimos anos. Isso se deve grande parte ao engine V8, que proporcionou a criação do NodeJS e outras ferramentas incríveis. Entre elas temos o Electron, um framework que nos permite criar aplicações desktop com JavaScript.

O Electron funciona basicamente como um browser, que possui acesso a uma rica API nativa e resulta em funcionalidades ilimitadas. Para se ter uma ideia, o Electron foi criado pelo GitHub para construir o Atom Editor, um editor de código feito inteiramente com JavaScript.

Outras empresas também apostaram nessa ideia e criaram excelentes aplicações. Entre elas, estão Slack, Pixate, Visual Studio Code, Avocode, Nuclide (criado pelo Facebook) e muitas outras.

Como podemos ver, o Electron possui mercado e já está mostrando sua força, ainda em sua versão 0.31.0. Agora só nos resta dar o primeiro passo, criando nosso primeiro desktop app com o Electron: um elegante Hello World.

Instalação

Para instalar o Electron, você pode usar o npm:

Após isso, crie um diretório para sua aplicação, contendo a seguinte estrutura:

Agora, adicione o seguinte conteúdo a cada um dos arquivos:

index.html

main.js

package.json

Se você quiser ver no Gist, o link é esse.

E está pronto! Agora vamos executar a nossa aplicação com o comando:

Você verá a seguinte tela:

Simples, não? 🙂

Você pode acessar o código deste artigo no repositório que criamos. Além disso, se quiser aprender mais, acesse o Awesome Electron e o Electron Adventures. São guias de estudo contendo artigos, ferramentas, vídeos e muito mais.

Ficou alguma dúvida, tem alguma coisa a acrescentar ou crítica? Aproveite o campo abaixo! Até a próxima! 😉