Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Coders on Beer sobre iOS

  • Blog
  • 8 de Outubro de 2015
Share

Na última terça-feira, realizamos no Rio de Janeiro um Coders on Beer sobre iOS. A ideia era aproveitar que a Apple lançou recentemente um monte de novidades e trocar algumas experiências sobre elas, enquanto comíamos pizza e tomávamos cerveja. Em geral, o evento foi bastante interessante. Conseguimos abordar os pontos mais importantes e tivemos uma boa participação, tanto dentro da Concrete como do pessoal de fora. O feedback foi bastante positivo. =)

A primeira conversa foi sobre o Apple Watch. Luiz Soares e Victor Landeira falaram sobre os apps que desenvolvemos em parceria com a SporTV e evidenciaram as características que devem ser consideradas no desenvolvimento para esse tipo de device, como tempo, pessoalidade, complementaridade e contexto. Eles também falaram sobre notificações e glances, features essenciais para o Apple Watch, e sobre como funciona o WatchKit. Por fim, ainda passaram pelo WatchOS. Quem quiser ver a apresentação deles, pode acessar esse link.

Luiz Soares Victor Landeira

Em seguida, foi a vez de Eduardo Rangel e Thiago Holanda explicarem os primeiros passos no tvOS, novo sistema operacional da Apple criado especialmente para a Apple TV. Eles começaram falando sobre a criação e evolução da Apple TV até a 4ª geração, dando características específicas de cada período, principalmente das novidades que a Apple anunciou recentemente, como o foco em entretenimento e o novo tvOS. Em seguida, falaram sobre os problemas que enfrentaram ao criar uma aplicação para o novo SO e apresentaram o código dessas aplicações. Confira a apresentação aqui. Os códigos no Github podem ser vistos aqui.

Thiago Holanda e Eduardo Rangel

Por fim, o assunto de Erick Santos era sobre o iOS9, e ele começou falando sobre as novidades que a Apple acabou de lançar: App Thinning, UI Testing, UIStackView, Storyboard References e Search API. Erick abordou os detalhes de cada uma delas e exemplificou tudo em código. A apresentação que ele usou está aqui, e aqui está o código no Github.

Erick Santos

E foi isso! Esperamos que esse seja o primeiro de muitos bate-papos no Rio de Janeiro. Você foi? Tem alguma coisa a dizer? Você não foi mas acha que esquecemos de comentar alguma coisa? Fique à vontade para deixar o feedback abaixo. Lembrando que já estamos programando um novo evento para novembro! Se você tiver sugestões de temas, fique à vontade.

Ah, e não se esqueça de se inscrever no nosso Meetup para receber todas as atualizações e novidades. =) Até a próxima!