Concrete Logo
Hamburger button

Os eventos da semana: DevFest, Coders on Beer e Decola

  • Blog
  • 27 de Novembro de 2015
Share

Essa semana foi bem agitada para nós da Concrete Solutions. Tivemos DevFest, Coders on Beer, fomos no NAVE para o Decola… Todos eles foram ótimas oportunidades para mostrar nosso trabalho, compartilhar conhecimento e ficar a par das novidades do mundo da tecnologia. Por isso, resolvi fazer aqui um resuminho de tudo o que rolou nesses eventos. Vamos lá?

GDG DevFest 2015

Começamos falando do DevFest, evento do Google Developers Group. Nosso time de Android participou e Rafael Toledo foi palestrante, com o tema “Material Chef”. O Matheus Feola disse que além da palestra de Toledo o evento promoveu a discussão sobre diversos assuntos interessantes, todos com foco nas tecnologias Google, claro.

Da trilha Mobile, Feola destacou a palestra “GetFit”, com Luiz Gustavo Martins, que falou sobre as APIs do Fit, pouco exploradas atualmente no mercado. Ele também gostou muito das palestras Android com Estilo, de Nathalie Lima, e Material Chef, do nosso dev Rafael Toledo, que segundo ele desmistificaram e explicaram de forma tranquila (e algumas vezes cômica) um assunto denso como guidelines de design e estilo.

Toledo

Aqui está a apresentação que o Rafael Toledo usou:

A outra trilha comportava não só web, mas assuntos em geral. Lá, os participantes puderam debater sobre Cloud Google, Realidade virtual, Firebase e Google Maps para web. Matheus fez uma menção especial para a palestra “Aprendendo com seus erros”, com a Flávia Fortes, sobre os aprendizados da vida de desenvolvedor de software e dicas de como se tornar melhor, que segundo ele foram muito válidas; e “Conectando com o mundo real: Web Bluetooth e Physical Web”, com o Luís Leão, sobre trabalhar com dispositivos Bluetooth a partir da web e como integrar melhor esses aparelhos.

Foto de @nshgeek - Twitter

Foto de @nshgeek – Twitter

Por fim, Feola lembrou que além da “beleza natural” do escritório do Google, o evento contou com diversos experimentos interessantes espalhados pelo ambiente e criados pelos próprios organizadores, como uma vending machine de energético na qual o próprio visitante solicitava uma lata pelo celular (via bluetooth); ou um dispositivo no qual você requisitava uma música pelo Twitter e ele (integrado tanto com a API do Twitter quanto com a de diversos serviços de streaming) tocava a música no ambiente.

Coders on Beer Mobile (RJ)

Na terça-feira foi a vez do nosso escritório no Rio de Janeiro receber mais uma edição do Coders on Beer, e batemos recorde de participação! =) Mais de 40 pessoas vieram conversar com a gente sobre Mobile, o que fez com que a troca de experiência fosse riquíssima. Muito debate e aprendizado regado a pizzas e cerveja.

foto wagner

Quem começou puxando o assunto foi Wagner Guimarães, com o tema Lean UX. Foi uma ótima apresentação, começando sobre o que é experiência do usuário, passando por problemas e questões reais do trabalho de UXer e Design Thinking até chegar aos benefícios do Lean UX. Por fim, ele levantou a mesma discussão que fizemos no UXers on Beer em São Paulo, falando sobre a ideia de os UXers rodarem uma Sprint à frente, correrem pelo bronze e a relação com os devs. A apresentação dele é essa aqui:

Depois dele, Erick Santos fez uma apresentação bem interessante sobre o nosso jeito de trabalhar com agilidade. Ele falou sobre os problemas que temos no desenvolvimento e as ferramentas que utilizamos para resolvê-los, destacando os temas de integração contínua e testes automatizados. De novo, o público gostou! Todos ficaram bem interessados e o bate-papo sobre isso foi longe. Veja a apresentação dele:

Depois da pizza, o Davi Rodrigues falou sobre animações com views no Android em uma apresentação bem dinâmica, cheia de códigos. Apesar de poucos espectadores “androideros”, o debate foi bastante interessante. O Davi não usou apresentação, mas se você quiser ver o código que ele mostrou, é só ver esse link.

Decola NAVE

E para encerrar a semana com chave de ouro participamos ontem do Decola, evento anual do Núcleo Avançado em Educação (NAVE), no Rio de Janeiro. Ficamos durante todo o dia em um estande mostrando nosso jeito de trabalhar e respondendo perguntas dos alunos sobre o mundo corporativo da tecnologia. Além disso, o Victor Oliveira assistiu às apresentações de trabalhos dos alunos (ótimas, por sinal!) e participou da banca de avaliação, além de falar sobre empreendedorismo, confiança e vaidade em uma mini palestra. Ficamos muito felizes pelo convite e adoramos estar com os alunos! Muito bom saber que o futuro na área está garantido =)

20151126_161751

Ufa! Semana agitada, não? Participou de algum dos eventos e tem um feedback? Deixe nos comentários abaixo e nos ajude a melhorar para os próximos. =)