Concrete Logo
Hamburger button

Como gerenciar melhor seu backlog

  • Blog
  • 1 de Dezembro de 2015
Share

O bom gerenciamento do Backlog pelo PO é essencial para garantir um produto de qualidade e de sucesso. Recentemente, eu fiz o treinamento Certified Scrum Product Owner da Knowledge21 e o instrutor Marcos Garrido apresentou uma forma muito boa de controlar o backlog que, adaptando à necessidade do meu projeto, tem me ajudado muito a controlar o andamento das sprints.

O diferencial desse modelo, na minha opinião, é o controle por persona, tema, história e suas tarefas técnicas. Eu sempre achei trabalhoso medir e prever várias coisas no projeto tendo as histórias, épicos e temas dispostos apenas de forma linear. Com essas variáveis em forma de imagem, o modelo me ajudou muito a ter controle do que já foi feito e prever como serão as próximas entregas.

Vou explicar melhor. Essa forma de controle de backlog consiste basicamente em uma planilha que contém histórias e tarefas técnicas colocadas nos lugares certos para dar um panorama geral do andamento do projeto.

Veja como a imagem, em alto nível, já diz muita coisa:

backlog artigo (1)

Cada quadradinho é um post-it. Os verdes são as histórias e os amarelos as tarefas técnicas dessas histórias. As colunas são divididas em personas e as linhas em sprints. Cada sprint possui um tema que envolve histórias de vários épicos:

Topo da planilha com as personas

Topo da planilha com as personas

Lateral esquerda da planilha com os temas de cada sprint

Lateral esquerda da planilha com os temas de cada sprint

Organizando desta forma, basta uma rápida olhada na imagem para ter ideia de quais personas foram priorizadas, quantas histórias a equipe foi capaz de entregar, a média de tarefas por histórias e o que entregamos em cada sprint de acordo com cada tema. Assim, tenho noção de quando será a próxima release e o que já temos pronto para atender cada persona, além de medir ainda a velocidade da equipe.

O que acha? Esse modelo funciona para você? Se tiver algo a acrescentar ou alguma dúvida sobre o post, deixe abaixo seu comentário! Até a próxima.