Concrete Logo
Hamburger button

Treinamento SPS (Scaled Professional Scrum) na CS!

  • Blog
  • 11 de Dezembro de 2015
Share

No último final de semana de novembro, realizamos em São Paulo a primeira edição do curso de Scaled Professional Scrum (SPS), oficial da Scrum.org. Quem ministrou foi o Victor Oliveira, nosso sócio-fundador e trainer certificado pela Scrum.org. O Victor é Professional Scrum Trainer (PST) e além de responsável pela área de Cloud Computing aqui da Concrete foi eleito um dos AWS Community Heroes.

Há alguns meses, falamos aqui no Blog sobre as nossas ideias de como escalar ágil. Na mesma época, o Victor Oliveira foi até Boston, nos EUA, para uma sessão de TTT (train-the-trainer) do Scaled Professional Scrum na sede da Scrum.org. E agora ele começou a passar esse conhecimento para o nosso time! A primeira turma foi formada por 15 pessoas, entre devs e POs da Concrete e alguns clientes.

Curso SPS

No curso, o time simula um projeto de desenvolvimento grande que use o Framework Nexus. Por meio desse estudo de caso prático, o pessoal pode aprender mais de 40 práticas para reduzir a complexidade e as dependências em escala. O pessoal saiu com conhecimento adicional e as ferramentas necessárias para escalar Scrum e entregar um “Integrated Increment” em todas as Sprints. Em apenas dois dias, o esse Time Scrum foi capaz de entender técnicas, filosofias e desafios que o Ken Schwaber e a Scrum.org aprenderam em anos de coaching Scrum nas empresas.

Os objetivos foram aprender as novas regras, artefatos e eventos do Framework Nexus; como organizar vários times trabalhando no mesmo produto para que a produtividade seja otimizada; práticas que ajudam times a construir eficientemente um produto de software integrado; técnicas para detectar irregularidades e como endereçá-las de forma correta; e, por fim, desafios em iniciativas do desenvolvimento em larga escala. Tudo isso, sempre com a base do Empiricismo de Scrum.

E os resultados já começaram a aparecer! Depois do curso, os participantes recebem um voucher para tentar a certificação, que exige um score mínimo em uma prova rigorosa. Até agora, a Fernanda Geraissate, o Geraldo Farias e o Rafael Auday já receberam a certificação. Orgulho!

Fernanda

Geraldo

Auday

Em breve, nossa intenção é formar mais turmas e continuar capacitando nosso time a escalar ágil do jeito certo. Se você quiser saber mais sobre a Scrum.org, clique aqui. Aproveite para ler o Nexus Guide, ou fazer um dos Assessments gratuitos da Scrum.org e veja como estão seus conhecimentos em Scrum.

Parabéns à turma!