Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 posts mais vistos em 2015

  • Blog
  • 27 de Dezembro de 2015
Share

Nesse clima de final de ano, decidimos preparar um post de retrospectiva. Vamos usar a metalinguagem e mostrar quais foram os 10 posts mais vistos aqui do Blog esse ano. Foram muitas visualizações! Mais de 140 mil, sendo dessas 127 mil únicas. Muito obrigada a todos que acompanharam até aqui e prometemos continuar em 2016 produzindo conteúdo de relevância para desenvolvedores, empreendedores de tecnologia e para aqueles que só querem acompanhar as novidades geeks mesmo =) Vamos lá?

1. 10 sinais de que seu time Scrum está rodando ciclos curtos em Waterfall

Começamos esse post de lista com uma lista! Em décimo lugar, com 619 views, ficou o necessário post da Viviane Martins, que tentou evidenciar alguns sinais de que o Scrum pode não estar rodando bem no seu produto. A premissa da Vivi é que às vezes temos que lidar com pessoas, processos e circunstâncias que muitas vezes não se encaixam nos frameworks nos quais baseamos nosso trabalho. Faz sentido abrir os olhos e ver as falhas para tentarmos sempre evoluir, certo?

Vivi

2. Como escalar ágil e produto?

Este ano, tivemos um crescimento de aproximadamente 150%, o que nos fez chegar ao desafio de como escalar uma estrutura ágil de desenvolvimento de software que conseguisse abranger mais de 50 times, mantivesse a auto-organização e tivesse poucos níveis hierárquicos, que são princípios básicos da nossa cultura. Buscamos diversas referências e chegamos ao modelo Spotify, explicado pelo Fernando de la Riva no 9º lugar dessa lista. 653 pessoas se interessaram e leram esse post. Vale a pena dar uma olhada!

3. Como está o mercado mobile para os desenvolvedores?

Ainda no começo deste ano, foi divulgado o relatório “State of the Developer Nation Q1 2015”, baseado em entrevistas com mais de 8 mil desenvolvedores mobile em 143 países. A ideia do documento é mostrar as plataformas e linguagens mais usadas, os modelos de receita e as principais ferramentas adotadas, entre outras coisas. Considerando que boa parte dos nossos leitores são desenvolvedores e deles outra boa parte é mobile, eu achei interessante destacar algumas coisas dessa pesquisa em um post. E aqui estamos com ele em oitavo lugar e 843 views em 2015.

Carol4. Desafio Mobile 2 – Android

Nosso processo seletivo aqui na Concrete abrange alguns desafios para desenvolvedores mobile. Em 2015, decidimos expor essas “avaliações” lá no Blog, para todo mundo que quisesse entender um pouco mais do que esperamos dos candidatos às nossas vagas. O nosso sétimo lugar é o desafio Android, que teve 852 visualizações! Pena que não foi todo mundo que viu que resolveu topar o desafio =/ Mas entendemos que o interesse foi grande! Por isso, continuaremos publicando assuntos relevantes para Android em 2016. Quem sabe o pessoal não aprende mais e se anima pro desafio? =)

Android15. Como dockerizar minha aplicação Linux?

E finalmente chegamos a um post técnico! O sexto lugar da nossa lista foi ocupado pelo Wesley Silva, que falou sobre o Docker e conseguiu 877 views. E nada mais justo, afinal os contêineres chegaram em 2015 para valer. Quando analisamos o cenário das empresas líderes no mercado de TI, fica claro que a conteinerização é um paradigma que estava, em julho (quando o post foi escrito), se consolidando cada vez mais. Imagine agora a importância de entender esse tema? Para ajudar, tem até um post do Douglas Bonafé falando sobre o mesmo assunto. Vai lá =)

6. Como os DevOps fazem infra em 2015?

Opa, outro post de DevOps entre os mais vistos em 2015! E de novo do Wesley Silva, que é um autor muito bom mesmo =) Neste post, ele conta a história do Deploy desde 1990, passando pelos anos 2000 até chegar a 2015 e às novidades mais quentes relacionadas a DevOps. Legal, viu? Vale a pena conferir. O post ficou em quinto lugar, com 885 visualizações.

7. Como trabalhar com AngularJS – O Guia Absolutamente Completo

AngularJS é um tema recorrente e muito bem avaliado pelos nossos leitores. Se essa fosse uma lista mais extensa, poderíamos colocar outros posts sobre o assunto, como “Usando AngularJS com Django” ou “AngularJS: Quando usar Service e Factory”, todos eles de Matheus Lima. Entretanto, o escolhido em quarto lugar foi um bem abrangente, o guia completo para trabalhar com AngularJS. O post tem exemplos de motivação, ferramentas e de aplicação da linguagem e foi o primeiro a ultrapassar a barreira de 1.000 visualizações, com 1.070.

AngularJS8. Ferramentas de priorização de problemas: retrospectivas mais efetivas

O terceiro lugar da nossa lista ajuda os Scrum Masters. Na metodologia em que usamos, há um evento que chamamos de “Retrospectiva”, usado para responder basicamente três perguntas centrais: o que fizemos de bom (e devemos continuar fazendo), o que não foi tão bom (e devemos mitigar ou abolir), e o que podemos melhorar. Entretanto, muitas vezes não é possível resolver todos os problemas levantados durante a retrospectiva e é por isso que o Geraldo Farias escreveu esse post! Ele fala sobre como priorizar os problemas que devem ser resolvidos na próxima sprint e quais podemos deixar para as seguintes. E segundo nosso Analytics ele conseguiu ajudar 1.250 pessoas. Bom, né?

9. Todo front-end deveria saber webpage rendering

O nosso segundo lugar foi um fenômeno! Em apenas um dia, o Pedro Araújo conseguiu atrair 850 views para um post sobre webpage rendering. Agora, dois meses depois da publicação, 1.500 pessoas já se interessaram pelo assunto. No post, ele fala sobre como funciona a webpage rendering (assunto que, segundo ele, todo front-end deveria saber) e mostra alguns princípios da renderização, como repaing, reflow e como o browser otimiza esses processos. Confira!

10. As tendências para 2015 no mundo mobile

E o grande vencedor do nosso ranking é o post de Victor Lima com as tendências do mundo mobile para este ano que está terminando, que teve 2.047 views. =) O legal de relembrar esse post é que você, leitor, pode ver o que ele acertou e errou quando escreveu o texto lá em Janeiro de 2015 (não esqueça a parte 2, que está aqui). E o mais legal ainda é que você já pode ver o que ele está prevendo para 2016, que começa daqui a pouco, nesse post e nas sequências dele. Legal, né?

Tendências

E é isso! Espero que todos os nossos posts desse ano tenham sido úteis de alguma forma para vocês. E o ano que vem? Quer aprender sobre o quê? Deixe sempre seu feedback que tentaremos mostrar o que de mais relevante acontece no mundo da tecnologia, seja mobile, web ou cloud. Certo? Boas festas e até 2016!