Concrete Logo
Hamburger button

Review CS 2015

  • Blog
  • 29 de Dezembro de 2015
Share

No framework Scrum (que usamos aqui na CS desde 2008) existe uma reunião chamada de “Review” a todo final de Sprint (um time box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado). Durante essa reunião, o time mostra o que foi feito, quais foram as features desenvolvidas, se completou ou não o objetivo e etc. Neste post, pretendo fazer uma review dessa grande Sprint de 365 dias que foi 2015.

Em geral, podemos dizer que os objetivos foram atingidos e até ultrapassados. A Concrete em 2015, mesmo com um cenário negativo em todo o Brasil, cresceu 150%, atingindo 35 milhões de faturamento. Nosso time mais do que  dobrou! Agora somos mais de 230 pessoas nos escritórios de Rio e São Paulo. Tivemos diversos desafios, encontramos algumas respostas e muitas outras perguntas, mas acreditamos que, em geral, o resultado foi bastante positivo! Dito isso, vamos quantificar algumas coisas.

No período de um ano, entregamos 36 aplicativos mobile para clientes do setor financeiro, de mobile commerce e de mídia/entretenimento, para iOS e Android (tablets e smartphones). Entre eles está o app da Netshoes, que durante a Black Friday teve aumento de 464% no número de pedidos em relação a 2014. Também desenvolvemos as versões para Apple Watch dos aplicativos de times da SporTV (que também ajudamos a desenvolver) e eles foram mostrados durante um Keynote no WWDC, em junho, em São Francisco.

Se você ainda não tem o app do seu time favorito, não deixe de ter. E não podemos deixar de falar dos apps voltados a mobile commerce, como Kanui, Centauro e Zattini, que também tiveram números bastante expressivos.

Zattini

A área de web não ficou para trás: o crescimento foi de 52%, e esse ano ainda tivemos uma aplicação no Japão! Trabalhamos com os segmentos de varejo, serviços financeiros, indústria, mídia e educação. Boa parte usando arquiteturas modernas, com integração e deployment contínuos com testes automatizados. Em interfaces gráficas, o foco foi em frameworks de Modern Web Apps ou mais popularmente Single Page Applications, com destaque para Angular.js e Knockout.js. Em APIs e sistemas internos, o desenvolvimento ficou distribuído entre C#, Java, Python e Javascript com Node.js, com ocorrências de alguns poucos casos em outras linguagens. API Management com o uso do padrão API Gateway, o uso de publish/subscribe em UIs e modelos reativos foram os tópicos mais recentes que vêm ganhando espaço nos projetos. O uso de testes de contrato (Contract Testing) tem se tornado mais popular entre os desenvolvedores de APIs, como uma forma de separation of concerns nos testes implementados: testes unitários para o comportamento interno e testes de contrato para gerenciar a relação com os clientes das APIs.  

Vale lembrar também que esse ano conseguimos ser ágeis em escala, usando o framework Nexus, e compartilhamos esse conhecimento com o Scaled Professional Scrum (SPS). Nós até batizamos o nosso próprio framework de ágil em escala, o “Epic Kanban”.

E quanto aos eventos? Realizamos sete Coders on Beer, sobre Elixir, Ágil, Produto, iOS, Mobile e .NET, além do UXers on Beer, em novembro. Fomos palestrantes em nada menos que 21 eventos, incluindo os principais da área de tecnologia no Brasil, como QCon (Rio e SP), DevFest e Agile Trends.  E viajamos o Brasil! Estivemos em Fortaleza para o Front In, fomos até Porto de Galinhas para o Agile Brazil e participamos da DevWeek em Belo Horizonte, além de viajar até São Francisco para o WWDC.

IMG-20150607-WA0011

No Blog, foram 180 posts, que geraram mais de 140 mil visualizações durante todo o ano. Dobramos o número de visitas, de 6 mil em janeiro para quase 12 mil em novembro deste ano. Falamos sobre tendências, mundo mobile, sobre ágil, sobre AngularJS e ajudamos diversas pessoas com um conteúdo de bastante qualidade. Vários feedbacks positivos!

Enfim, podemos dizer que foi um ano muito positivo e de bastante evolução! Em 2016 faremos 15 anos de história com muita coisa boa para contar. Podemos falar com orgulho do que alcançamos nesse tempo, graças a um time de extrema qualidade. É graças às pessoas que temos aqui que chegamos onde estamos e é junto com elas que vamos continuar trilhando o caminho do sucesso. Em nome de todos os sócios, agradeço a todos que fizeram de 2015 um ano incrível. E obrigada a você, leitor do Blog, que nos acompanhou durante todo esse tempo. Esperamos ter ajudado e continuar ajudando a comunidade de tecnologia no Brasil.

Feliz 2016!