Concrete Logo
Hamburger button

Aplicativo Basslines: motivações e inspirações

  • Blog
  • 13 de Fevereiro de 2016
Share

Esse post foi originalmente publicado no Medium pessoal do autor. Confira aqui.

Há algum tempo, eu comprei o Rocksmith e a minha veia musical voltou a se manifestar. Eu sempre adorei música e desde pequeno, tentei tocar diversos instrumentos, sem muito sucesso, admito. O jogo reascendeu minha vontade e resolvi me dar mais uma chance de aprender música de verdade, dessa vez usando a mesma abordagem que eu já estava acostumado em outra fronteira: programação. Verdade seja dita música não é muito diferente de programação de modo geral, certo? Essa nova abordagem parecia fazer todo o sentido.

Comecei a trilhar meu caminho de aprendizado, essa trilha me fez encarar diferentes fontes de conhecimento. Desde o material da Berklee no Coursera até livros, vídeos, Youtube, e assim por diante. Nesse período, uma fonte chave  foi o Scot’s Bass Lessons, uma plataforma excelente sobre baixo e música em geral. Não tenho palavras pra descrever o quanto a plataforma é boa. Qualquer um que realmente queira aprender baixo, deveria fazer um trial. Eu fiquei impressionado com o quanto do discurso do Scott pode facilmente ser relacionado à programação, Lean Thinking e à literatura de Startups.

Em um dos vídeos, por exemplo, ele fala sobre o Princípio de Pareto (princípío do 20-80)  aplicado ao aprendizado de música, ou no aprendizado de qualquer coisa em geral, e como a priorização é extremamente importante. Nada mais Lean, certo? Além disso, em muitos dos vídeos você encontra similaridade com o campo de psicologia comportamental. Por exemplo, ele discute o mito do “dom” e como trabalho duro e prática são a chave para o sucesso, muitas dessas ideias são extremamente bem exploradas no  “Mindset”, um excelente livro que na minha opinião todo mundo deveria ler. As lições do Scott também abriram meus olhos para outro ótimo livro sobre baixo, da Ariane Cap, que também recomendo bastante.

Todas essas pesquisas me deram uma grande dose de inspiração. Atenuar minha curva de aprendizado proveu a motivação para criar um aplicativo que juntasse duas das minhas paixões: programação e música. Daí veio o  Basslines, um aplicativo que permite que você veja escalas, acordes e harmonia diatônica em diferentes tons de forma super fácil, entre outras coisas.

As possibilidades para o produto são enormes, com muitas ideias a serem exploradas. muitas opções podem ser ótimas, mas simplicidade e  foco são dogmas para o desenvolvimento de qualquer produto, ainda mais em fase inicial. Esses principios guiaram minha abordagem e fizeram com que eu me mantivesse Lean enquanto desenvolvia esse MVP.

Ok, mas o que esse app faz?

O Basslines é um aplicativo para iPad que oferece informações sobre as notas no braço do baixo. O app permite  visualizar harmonias diatônicas para tons específicos, ver escalas e acordes que podem ser usadas em cada tom.

1-C4ihhiFzcWWtN8qF0T7-kQ 1-n3_FAOVn5fn27a7Spu4Mpg

Nas próximas semanas, eu pretendo atualizar o produto com features que façam sentido, além de lançar um pod do framework  de teoria musical que eu criei que é o pilar do  app. Eventualmente esse pod será open source. =)

Tem alguma dúvida ou algum feedback? Deixe um comentário!