Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Coders on Beer de QA?

  • Blog
  • 21 de Fevereiro de 2016
Share

Na última terça-feira, realizamos o primeiro Coders on Beer do ano, no nosso escritório do Rio de Janeiro. O tema dessa vez foi Quality Assurance, e quem puxou o papo foi o nosso líder de capítulo, Oscar Tanner, Natan Ximenes e Rafael Alves. Foi uma ótima oportunidade de compartilhar conhecimento! Tivemos boas discussões, que continuaram bastante tempo depois do fim das talks, regadas a cerveja e pizza. =)

Quem começou o papo foi o Oscar, com o tema “Não é teste, é especificação!”. Nele, Oscar falou sobre os problemas culturais de iniciar uma equipe ou atividade de QA e contextualizou como a especificação por exemplo pode auxiliar na solução desses problemas e de outros problemas mais comuns relacionados ao projeto. Você pode acessar a apresentação dele aqui.

Oscar

Oscar Tanner: Não é teste, é especificação!

Em seguida, Natan Ximenes falou sobre como o QA se encaixa em um time ágil em uma apresentação bastante divertida, cheia de gifs e referências animadas. =) Depois de explicar cada um dos papéis de um time ágil, Natan falou sobre as diferenças entre fazer testes durante o processo e apenas no final do processo, falou sobre o custo de retrabalho e mostrou como funciona o fluxo de trabalho, terminando com os problemas culturais existentes e como brigar para resolvê-los. Se você se interessou, pode ver a apresentação dele aqui.

Natan Ximenes: O QA em um time ágil

Natan Ximenes: O QA em um time ágil

Para finalizar, foi a vez de Rafael Alves falar sobre Integração e validação contínua, na última talk da noite.  Importante dizer que antes dele teve pizza e muita conversa! O pessoal se interessou bastante pelas iniciativas e fluxo de trabalho na Concrete, e a troca de conhecimento foi bem legal. Rafael mostrou os conceitos de integração e validação contínua e explicou os benefícios de usá-las, além de demonstrar o uso de algumas ferramentas que usamos na Concrete. A apresentação dele, para quem quiser ver, está aqui.

Rafael Alves: Integração e Validação Contínua

Rafael Alves: Integração e Validação Contínua

E foi isso! Mais um evento realizado com sucesso. Se você não pôde comparecer, (entendemos, a chuva atrapalhou =/) pode assistir à gravação da transmissão que fizemos ao vivo, que está neste link. Se você participou, deixe seu feedback aqui para melhorarmos as próximas edições.

E fique ligado nos nossos Meetups (São Paulo e Rio de Janeiro) e nas nossas redes sociais para saber dos próximos =) Spoiler: estamos pensando em falar de Swift. \o/ Tem alguma dúvida, sugestão ou feedback? Deixe nos campos abaixo! Até a próxima.