Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Coders on Beer de Swift

  • Blog
  • 26 de Março de 2016

Na última terça-feira, reunimos a comunidade de iOSers na Concrete Solutions em São Paulo para falar de Swift, a linguagem lançada pela Apple para o seu sistema operacional. O assunto está sendo debatido na comunidade há algum tempo, o Tales Pinheiro até escreveu um post aqui quando a linguagem virou open source, e temos diversos outros posts sobre o assunto no Blog. Vou deixar alguns links aqui embaixo caso você queira aprender mais.

De qualquer forma, estamos aqui para falar sobre o Coders on Beer e o evento foi um sucesso! Bastante gente veio ver as nossas experiências, compartilhar as próprias e aprender um pouco mais enquanto comíamos pizza e tomávamos uma Heineken =) Infelizmente, dessa vez não conseguimos gravar o evento, mas temos um resuminho do que rolou.

O próprio Tales foi quem começou o evento com o assunto “Data Source genérico orientado a protocolo”. Ele começou com um assunto um pouco mais avançado, que não havia em Objective-C, Generics, mas tentou ser bastante didático, introduzindo primeiro o conceito de protocolos e Protocol-Oriented Programming e depois mostrando como criar uma classe DataSource que pode ser usada com qualquer tipo de célula, para UITableView e UICollectionView. Teve bastante discussão e interação entre os participantes! Em breve, ele vai fazer um post inteirinho sobre o assunto aqui no Blog =)

IMG-20160322-WA0010

Depois, foi a vez de Vinicius Lima falar sobre programação funcional em Swift. Ele explicou os princípios básicos da programação funcional de forma geral, como imutabilidade de dados e o de evitar os efeitos colaterais de funções. Além disso, ele abordou os usos no Swift com exemplos de caso. Falou de map, filter, reduce, o uso deles juntos, o uso de tipos como variáveis e funções de Curry, entre outras coisas. A talk foi bem legal, e aqui embaixo estão os slides dele:

Para terminar, o Lucas Cardinali falou sobre o serviço Firebase, do Google, um BaaS (Backend as a Service) que disponibiliza um banco NOSQL e uma SDK que permite acessar os dados do banco em tempo real. Ele mostrou o poder do Firebase para construir um app de chat em tempo real com login, cadastro e recuperação de senha usando apenas 5 métodos da SDK do Firebase. No fim, teve uma discussão sobre quando usar BaaS e quando desenvolver seu próprio backend, por causa do recente fechamento do Parse, que prejudicou muitos aplicativos que contavam com ele.

E foi isso! Se você veio, esperamos que tenha gostado. Se não veio, fique ligado e não perca o próximo =) Seguem abaixo os links que prometi sobre o assunto:

As novidades da Apple e o Swift
Swift 1.2 e XCode 6.3 cheios de novidades
Quero fazer apps iOS, posso usar somente Swift?
O curioso caso do nil em Swift
Swift Guard
Paginando objetos usando enums e generics em Swift

Aliás, o próximo já está marcado e será no Rio de Janeiro. O assunto vai ser DevOps e as inscrições podem ser feitas aqui. Não perca!